Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Benefícios da Produção Integrada são apresentados em feira para supermercados de Santa Catarina

- Benefícios da Produção Integrada são apresentados em feira

Os produtos que fazem parte da Produção Integrada Agropecuária (PI-Brasil), programa nacional coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), serão apresentados na ExpoSuper 2018 - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados realizada no período de 18 a 20 de junho de 2018 no Complexo Expoville, em Joinville, SC, junto ao estande da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI).

Os morangos com selo Brasil Certificado – Agricultura de Qualidade, do Programa de Produção Integrada de Morango (PIMo), coordenado pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) no estado de São Paulo, estão entre os produtos apresentados.

Produtores e visitantes poderão conhecer mais sobre Produção Integrada (PI-Brasil) e as técnicas de manejo que possibilitam a produção de alimentos mais seguros, com maior qualidade, garantia de origem e sustentabilidade.

A pesquisadora Fagoni Calegario, que coordena o programa PIMo na Embrapa Meio Ambiente, participará também da Reunião da Comissão Estadual da Produção Integrada de Santa Catarina (CEPI-SC), que será realizada no dia 20 de junho. Antônio Pias, Auditor Fiscal Federal Agropecuário da Divisão de Produção, Política e Desenvolvimento Agropecuário em Santa Catarina (Mapa) e coordenador da reunião, tem trabalhando nas últimas edições da ExpoSuper, promovendo importantes momentos de troca de informações entre clientes, fornecedores, visitantes e técnicos responsáveis pelos diferentes programas de Produção Integrada desenvolvidos em várias regiões do Brasil.

Programa de Produção Integrada de Morango

A PIMo foi desenvolvida no estado de São Paulo com a promoção de vários eventos de transferência de tecnologia, visando à capacitação de produtores, multiplicadores, responsáveis técnicos e auditores em boas práticas e rastreabilidade, obrigatórias pelas normas técnicas.

A PIMo faz parte da PI Brasil - Produção Integrada Agropecuária, protocolo oficial de adesão voluntária, coordenado pelo Mapa, voltado à produção de alimentos seguros mediante a aplicação de recursos naturais e regulação de mecanismos para a substituição de insumos poluentes, garantindo a sustentabilidade e viabilizando a rastreabilidade da produção agropecuária.

A primeira certificação da PIMo do Brasil foi obtida em 2011 por um grupo de pequenos produtores nos municípios de Atibaia, Jarinu e Valinhos, no Estado de São Paulo. O selo Brasil Certificado – Agricultura de Qualidade foi utilizado em morangos certificados a partir da safra 2012. Em 2016 um segundo grupo de pequenos produtores de morangos certificou em Minas Gerais e em 2017 duas grandes empresas certificaram no Estado do Rio Grande do Sul.

A Exposuper é um dos mais importantes eventos da área do país e um dos maiores em geração de negócios do Estado de Santa Catarina. Organizada pela Associação Catarinense de Supermercados - ACATS, a Exposuper movimenta todo o setor supermercadista do Estado e também fora dele. Na edição 2017, foram registrados 35 mil visitantes, com mais de 230 expositores.

Fonte: Embrapa

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo