Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Cerca de 200 pessoas participam da abertura da 46ª Expoleite, em Arapoti (PR)

- Cerca de 200 pessoas participam da abertura da 46ª Expoleite

Foi aberta, na noite de quarta-feira à noite (25/07), em Arapoti (PR), a 46ª Expoleite, principal feira de pecuária leiteira da região e uma das mais importantes exposições especializadas em animais da raça holandesa. Cerca de 200 pessoas participaram da cerimônia de abertura que contou com as presenças de autoridades locais, dirigentes de cooperativas do Paraná, além do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, George Hiraiwa.

Em seu discurso, o presidente da entidade realizadora da feira, a Capal Cooperativa Agroindustrial, Erik Bosch, destacou a importância do evento para a inovação no setor. “Queremos fazer história, inovando e crescendo, por isso estamos nos antecipando. A exposição serve justamente para os produtores terem acesso a tudo de novo que existe do mercado”, afirma.  

 A região atendida pela cooperativa, formada por 80 municípios, está localizada em uma das principais bacias leiteira do País, onde a produtividade por animal pode alcançar até 39 litros de leite por dia. A média na região gira em torno de 30 litros, enquanto a nacional é de apenas cinco. “A grande diferença se deve, além da dedicação dos produtores, ao investimento em inovação, que permeia todo o trabalho da cooperativa, desde o acesso a assistência técnica e ao suporte na gestão das propriedades até o fornecimento de insumos e nutrição animal. São fatores que agregam valor ao produto”, completa Bosch.

A Capal, que faz 58 anos em 2018, reúne quase 3 mil produtores cooperados, dos quais 1,1 mil se dedicam à atividade leiteira em propriedades pequenas, médias e grandes. Na feira, produtores das regiões de Arapoti, Carambeí e Castro estarão expondo cerca de 300 animais da raça holandesa nas versões vermelho e branco e preto e branco.

Nesta edição da Expoleite, o Julgamento de Raça Holandesa integrará o Circuito Nacional da Raça Holandesa pela primeira vez. A etapa foi credenciada junto à Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH) cumprindo todos os critérios de avaliação da Associação. O credenciamento permitirá que os animais exibidos e premiados durante a Expoleite possam disputar, ao final da temporada, colocações no Circuito Nacional.

Os julgamentos de raça serão feitos pelo canadense Richard Landryn, jurado oficial pela Holstein Canada desde 1993 com experiência em exposições da raça holandesa, ayshire, jersey e prado suíço em diversos países, incluindo Suíça, França, Bélgica, Canadá, Estados Unidos.

A 46ª Expoleite segue até este sábado (28/07) no Parque de Exposições da Capal. Além dos julgamentos, as atrações gratuitas incluem palestras técnicas, 60 estandes de empresas ligadas ao setor de pecuária leiteira, apresentação das crianças e adolescentes do Clube de Bezerras, Encontro de Suinocultores e Exposição de Flores. São esperados 12 mil visitantes. 

Fonte: Imprensa Capal