Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

IAPAR destaca fruticultura para diversificação e renda na propriedade

- IAPAR destaca fruticultura para diversificação e renda na propriedade

Aumenta a cada edição do Show Rural o número de visitantes que procuram o IAPAR para obter informações sobre o cultivo de frutíferas.

O objetivo do espaço é oferecer alternativas para incrementar o uso da propriedade e aumentar as opções para obtenção de renda, explica o engenheiro-agrônomo Pedro Martins Auler, que coordena as pesquisas do Iapar na área.

Em citricultura, por exemplo, o produtor pode conhecer as principais cultivares indicadas para o Paraná. Os pesquisadores também divulgam informações sobre o huanglongbing (HLB), também conhecido como greening, doença que vem causando sérios prejuízos em pomares de frutas cítricas.

Para o cultivo de maracujá, destaca-se a apresentação de resultados do modelo de produção preconizado como estratégia para cultivo em áreas onde ocorre o vírus do endurecimento dos frutos, doença que afeta os principais polos de produção do Estado.

Maçã e ameixa são outras alternativas mostradas pelo IAPAR, com a apresentação das características e técnicas de condução ds macieiras Eva e Julieta e das ameixeiras Reubennel, FLA-3 e FLA-8. “São materiais de baixa exigência em frio, que podem vir a ser uma opção aos produtores”, acrescenta o pesquisador Clandio Medeiros da Silva.

Para os interessados em produzir uva, o IAPAR apresenta resultados de avaliações com a cultivar Isabel e demonstra três técnicas para condução dessas plantas – a espaldeira tradicional, espaldeira duplo descendente e o método da dupla cortina de gênova, ou GDC.

A técnica da espaldeira também é utilizada na exploração da amora-preta, presente no Show Rural com as cultivares Brazos, Comanche e Tupy.

Fonte: Iapar

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo