Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Mais de 500 pessoas prestigiam Simpósio Produção de Leite

- Mais de 500 pessoas prestigiam Simpósio Produção de Leite

Com um público superior a 500 pessoas, teve início, na manhã desta sexta-feira (03/08), o 11º Simpósio Produção de Leite, promovido pela Cooperativa Agroindustrial Witmarsum, no Centro de Eventos Leão de Judá, em Palmeira, na região paranaense dos Campos Gerais. Com o tema “O produtor com a palavra”, a programação do evento se estende até às 16 horas, incluindo palestras técnicas, painéis e insights sobre a atividade leiteira.

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e o coordenador de Comunicação Social da entidade, Samuel Milléo Filho, prestigiaram a abertura. “É muito bom estar aqui neste evento técnico. Os produtores têm muito interesse nesse tipo de iniciativa porque eles trocam experiências, têm oportunidade de discutir, de ver o que tem de melhor em tecnologia. Também é um momento de organização, já que as cooperativas têm um objetivo de organizar economicamente as pessoas para que elas tenham mais renda, e o leite vive uma situação que aponta para um potencial futuro. Tivemos muita dificuldade nos últimos anos. Agora, vão restar na atividade os produtores profissionais e aqui temos um exemplo disso”, disse Ricken em entrevista aos jornalistas.

Ele também destacou a presença de um grande número de jovens entre os participantes. “O jovem está vendo uma oportunidade na agropecuária, de uma forma profissional. Os jovens que estão aqui são pessoas preparadas e eu acho que a contribuição deles é importante para o leite e para a agropecuária como um todo. Dessa forma, eles sempre são bem-vindos”, frisou.

Ainda de acordo com o dirigente, a Witmarsum tem realizado um trabalho diferenciado, que prima pela qualidade. A cooperativa possui 362 cooperados, entre produtores de grãos e leite. No ano passado, ela faturou R$ 112 milhões. “Nós acompanhamos há muitos anos o trabalho feito aqui. A excelência técnica, a qualidade do leite e dos produtos fabricados com esse leite é um diferencial no mercado. Isso é importante para o consumidor e para os produtores também”, afirmou.

Segundo o presidente da cooperativa, Artur Sawatzky, o número de inscritos no evento superou as expectativas. O Simpósio atraiu participantes de aproximadamente 19 municípios, entre os quais cooperados de outras cooperativas, produtores independentes e estudantes universitários, além dos próprios cooperados da Witmarsum. “Hoje nós temos mais de 500 inscrições e a grande maioria, ou pelo menos dois terços desses inscritos são agropecuaristas. E este simpósio foi criado para atingir o produtor e trazer informação tecnológica para ele melhorar a sua atividade. 

Nós temos também um grande desafio: manter esse nível de palestra para atingir o público que nos interessa, que é o produtor rural”, disse. Ele também ressaltou a importância contar com a presença dos jovens. “Os jovens precisam ser atingidos com esse tipo de palestra, com comunicação diferente de 15 a 20 anos atrás. Hoje, a divulgação via site, Facebook e WhatsApp é o que está alcançando esse público e, mesmo assim, eles vêm conferir as informções aqui na forma presencial”, complementou.

Fonte: Ocepar