Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Tecnologias sustentáveis da Embrapa Meio Ambiente estarão na 25° Hortitec

As tecnologias de sistema para eletrificação de bicos hidráulicos, o aplicativo móvel AgroTag, além de microrganismos para desenvolvimento de produtos biológicos serão apresentados pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariuna, SP) durante a Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas. A feira, que em 2018 comemora sua 25ª edição, será realizada no recinto da Expoflora, em Holambra, SP, entre 20 e 22 de junho.

O sistema de eletrificação de bicos hidráulicos é um suporte dotado de eletrodos de indução de cargas estáticas para uso em bicos hidráulicos de pulverização, de jatos cônicos ou em leque. São compostos de fonte de alimentação de alta voltagem, eletrificada por pilhas comuns, fios próprios para alta voltagem, aros metálicos inoxidáveis no formato dos jatos e suporte hidro-repelentes acopláveis às capas dos bicos. Pode ser acoplado a quaisquer tipos de pulverizadores que utilizem bicos hidráulicos, transforma um pulverizador comum em eletrostático. Promove significativo aumento na eficiência da deposição de gotas nos alvos biológicos e na economia de calda. Seu uso tem impacto positivo sobre o meio ambiente e preserva a saúde do aplicador, pela diminuição da deriva.

Já o aplicativo móvel AgroTag, desenvolvido para apoiar a Rede de Fomento ILPF no monitoramento sistemático da adoção e qualificação de sistemas integrados de produção agropecuária no Brasil, é aplicativo multitarefa dispondo de característica de operação orientada a objeto no levantamento e manipulação de dados geoespaciais para especialistas das áreas agrícola e ambiental, empregando formulários elaborados a partir dos protocolos customizados baseados em metodologias Embrapa.

A Embrapa Meio Ambiente possui uma Coleção de Microrganismos de Importância Agrícola e Ambiental (CMAA) estabelecida há 20 anos, iniciada com o acervo de fungos agentes de controle biológico de doenças de plantas. Atualmente tem em seu acervo linhagens de actinobactérias, fungos e bactérias envolvidas na mineralização de alguns xenobióticos coletadas em todos os biomas brasileiros. Os microrganismos, assim preservados, são avaliados quanto ao potencial para produção de novos metabólitos secundários, incluindo antibióticos, enzimas, exopolissacarídeos e corantes. Têm potencial para desenvolvimento de produtos biológicos, em parceria com a iniciativa privada, tais como herbicidas, promotores de crescimento, controle de pragas e doenças e tolerância à seca. A empresa deve possuir conhecimento e infraestrutura para o desenvolvimento das formulações e testes de campo além de know-how no registro e o desenvolvimento mercadológico de produtos biológicos.

Conforme Anibal dos Santos, supervisor do Setor da Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia - SIPT da Embrapa Meio Ambiente, a participação da Embrapa é de grande importância. "Uma série de inovações tecnológicas serão apresentadas para o agronegócio brasileiro, que vem passando por transformações. A transformação digital, uma das principais, chega e abre oportunidades de inovações e diversificação, que são essenciais. O público que visitar nosso estande terá a oportunidade de conhece-las".

Painel Embrapa de Inovação & Negócio

O Painel Embrapa de Inovação & Negócios: "Novas tecnologias para a produção de hortaliças" busca promover a interação entre a Embrapa e as instituições e empresas relacionadas com o setor de hortaliças para a estruturação de parcerias de cooperação técnica e/ou comercial para a disponibilização de produtos ou processos com Tecnologia Embrapa ao mercado e, também, disponibilizar um momento para relacionamento (networking) entre as empresas e instituições presentes.

O Painel irá apresentar a situação atual e as tendências de mercado de hortaliças, de acordo com o olhar de diferentes empresas e instituições ou associações representativas do Setor, e mostrar as novas tecnologias (ou recentemente disponibilizadas) geradas pela Embrapa aos participantes. Algumas experiências de licenciados ou parceiros da Embrapa também serão compartilhadas com o público do evento.

Para mais informações e inscrições, acesse:

www.embrapa.br/painel-inovacaoenegocios-2018

Hortitec

A edição 2018 vai ocupar 30 mil metros quadrados de área e reunirá 420 empresas expositoras, com expectativa de receber 30 mil visitantes. Na Hortitec,  o profissionalismo dos visitantes é o principal diferencial, visto que é realizada essencialmente para produtores rurais e demais profissionais da cadeia de HF. Isso promove um grande encontro de negócios, o qual deve movimentar este ano cerca de R$ 100 milhões, a exemplo do que aconteceu em 2017.

Fonte: Embrapa