Indústria abre 2.800 vagas em julho no Paraná

A indústria continua gerando empregos no Paraná. Dados divulgados na quinta-feira (26), pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) mostram que, em julho, o setor contratou 2.844 trabalhadores.

Foto: Gelson Bampi

No total, o Paraná abriu 14.492 novos postos de trabalho, com boa recuperação no setor de serviços (7.348) e comércio (3.401). Este ano, o estado ocupa a quarta colocação entre os que mais criaram vagas formais no país. No mesmo intervalo, o Brasil acumula 398.585 novas contratações no setor industrial. Só em julho, a indústria nacional admitiu 58.585 novos trabalhadores.

Apesar de manter um bom nível de contratações desde a metade do ano passado, o resultado de julho no Paraná ficou 25% abaixo do registrado no mês anterior (junho) e 57% menor do que o do mesmo mês de 2020. No ano, o setor industrial acumula saldo de 37.455 novas oportunidades, valor seis vezes superior ao do ano passado.

Entretanto, o economista da Federação das Indústrias do Paraná, Evânio Felippe, avalia que como os dois períodos foram distintos em relação à evolução da pandemia no estado, não devem ser comparados. “No início da pandemia houve muitas demissões e a atividade industrial foi paralisada em muitos estabelecimentos. Depois, foi considerada atividade essencial e não fechou mais”, lembra.

Setores

Em julho, dos 24 segmentos da indústria avaliados, apenas três demitiram mais do que contrataram: fumo, máquinas, aparelhos e materiais elétricos, e fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos. O setor alimentício liderou o ranking dos melhores com mais de 800 novas admissões. Seguido por madeira (383), confecções e artigos do vestuário (351), móveis (339) e automotivo (266).

No ano, o setor alimentício também é o que acumula o maior número de contratações em 2021. Foram mais de 5.700 desde janeiro. Também geraram vagas o segmento de confecções e artigos do vestuário (5.354), madeira (4.072), fabricação de produtos de metal (3.066) e moveleiro (2.338). Fumo (8), bebidas (29) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (197) abriram uma quantidade menor de postos.

Informações da Agência Fiep

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa