Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Entidades de ciência, tecnologia e inovação firmam parceria para ações no Oeste do Paraná

- Entidades de ciência, tecnologia e inovação firmam parceria para ações

Dirigentes do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Itaipu, Parque Tecnológico de Biociências de Toledo (Biopark), Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás) e do Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná, ligado ao Programa Oeste em Desenvolvimento, assinaram na manhã de quarta-feira (07/02), no Show Rural, um termo de cooperação para a realização de atividades conjuntas na região Oeste do Paraná.

Ações

Os projetos em parceria privilegiarão atividades de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia nos campos da agricultura, meio ambiente, meteorologia, fruticultura, produção leiteira, biogás, biofertilizantes e alimentos nutracêuticos.“Essa é uma iniciativa agregadora, de inteligência articulada, temos a chance histórica de avançar muito mais na produção do conhecimento e sua incorporação no campo. Tudo o que vemos no Show Rural vai chegar na roça”, disse o secretário de agricultura e abastecimento Norberto Anacleto Ortigara.

Impulso à inovação

Florindo Dalberto, diretor-presidente do Iapar, disse que a consolidação das parcerias dá impulso à ideia de inovação com sustentabilidade. “Acredito que esta articulação institucional que se faz aqui é a coisa mais importante do Show Rural 2018”, afirmou. Danilo Vendrusculo, do Programa Oeste em Desenvolvimento, definiu o momento como um passo inicial. “Vocês não fazem ideia do que o Oeste do Paraná será nos próximos dez, quinze anos em termos de desenvolvimento”, resumiu. O Seminário de Inovação foi realizado na Casa do Iapar no Show Rural e reuniu cerca de 60 pessoas.

Presenças

Estiveram presentes o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; Luiz Donaduzzi, presidente do Biopark; Newton Luiz Kaminski, diretor de coordenação de Itaipu; Danilo Vendruscolo, presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento; Claudecir dos Santos, coordenador do Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná; Rafael de Aguiar Gonzales, do Cibiogás; Marcos Brambila, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep); Evandro Razzoto, da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná (Seti), além de pesquisadores, autoridades, lideranças e dirigentes de entidades do setor de ciência, tecnologia e inovação. 

Fonte: Assessoria Show Rural