Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

27º Encontro de Suinocultores é realizado em Vila Maria

- 27º Encontro de Suinocultores é realizado em Vila Maria

Nesta sexta-feira (08/06), produtores reuniram-se no Auditório Municipal de Vila Maria para participar da 27ª edição do Encontro de Suinocultores de Vila Maria. Todos foram recebidos com um café da manhã, promovido pela Associação dos Suinocultores de Vila Maria (Assuivima), Emater/RS-Ascar e Prefeitura. O tema central foi a ?Lei da Integração?, que teve como palestrante o presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador.

De acordo com Folador, essa lei regulamenta a relação contratual entre os produtores integrados e as integradoras, esclarecendo direitos e deveres de ambos, as cláusulas que os contratos devem ter, a claridade na remuneração dos produtores e prevê a constituição de câmaras técnicas. ?Eu acredito que é um marco regulatório importantíssimo, trazendo esse amparo jurídico para o setor, tanto para o integrador como para o produtor integrado?, disse.

Folador afirma que a relação entre os dois elos da cadeia está mudando. ?É importante essa mudança, para haver mais harmonia, para que o assunto remuneração não seja mais um tabu, como até então era. É preciso ser levado em conta todos os custos de produção e o produtor precisa ter uma remuneração suficiente para cobrir todos esses custos e, também, ter uma margem de lucro que seja viável para o negócio, porque, afinal de contas, estamos falando de um negócio e o negócio precisa ser bom para ambas as partes?, avaliou.

O palestrante também ressaltou a importância de os produtores valorizarem as entidades que os representam em todos os níveis. ?Somente através da organização e do associativismo de classe é que vamos conseguir avançar e melhor nossas condições?, finalizou Folador.

O gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Dartanhã Luiz Vecchi, durante a abertura do evento, ressaltou a importância que se dá, no município e região, à cadeia da Suinocultura e destacou a importância da atividade, mesmo com as dificuldades enfrentadas pelo setor. ?A organização deste evento, que já está na 27ª edição, está de parabéns, pois sempre trazem para a discussão temas importantes, e oportunizam esclarecimentos. Parabéns, também, aos produtores que vieram buscar informações, mesmo em uma manhã fria como essa?.

O prefeito de Vila Maria, Maico Serafini Betto, também enalteceu a equipe organizadora do Encontro. ?O município de Vila Marai tem 30 anos e o Encontro já está com 27. Isso mostra a organização e o trabalho feito por essas pessoas que passaram ao longo desses anos. É uma grande equipe que se doa de forma voluntária para que esse evento aconteça?, disse o prefeito.

Segundo o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Vila Maria, Ivan Pasa, a equipe organizadora é composta por 80 pessoas. Conforme Pasa, o evento anualmente busca trazer assuntos relevantes aos produtores. A valorização e a confraternização também são ponto alto do Encontro, pois no almoço à base de carne suína a comunidade de Vila Maria e região se junta aos produtores.

Segundo dados da Emater/RS-Ascar, a Suinocultura em Vila Maria é desenvolvida comercialmente por 35 famílias. Por ano são terminadas cerca de 46 mil cabeças e a atividade é responsável por cerca de 7% do PIB do município.

Estiveram presentes também a presidente da Câmara de Vereadores, Rubia Janaina dos Santos, o presidente da Associação dos Suinocultores de Vila Maria, Everton Luis Orsato, e o assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, Henrique Bartels, entre outras lideranças regionais e municipais.

Fonte: Emater

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo