Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Concurso de Queijos Artensanais tem a terceira etapa em Irati

- Concurso de Queijos Artensanais tem a terceira etapa em Irati

Na última sexta-feira, 1ª de dezembro, aconteceu em Irati, dentro da programação da 39ª Festa do Pêssego, a terceira etapa do Concurso de Queijos Artesanais do Paraná, com a participação de 15 produtores de queijos dos territórios Vale do Iguaçu e Centro-Sul. Foram selecionados para a etapa estadual Joel Nadal, de Carambeí, João Maria Ribas Ortiz, de Castro e Irma Erhard Schmidt, de Porto Vitória.

O Concurso é uma iniciativa da Emater, realizado em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e prefeituras, que tem como objetivo identificar e promover a produção de queijos artesanais da agricultura familiar paranaense, valorizando a cultura alimentar e o saber fazer dos queijos diferenciados (curados) e, assim, contribuir para a agregação de valor por meio do desenvolvimento da agroindústria familiar.

As outras duas etapas já realizadas foram nos territórios Cantuquiriguaçu e Sudoeste. Ao todo, já foram avaliados queijos produzidos por 64 agricultores familiares. No próximo ano, novas etapas de seleção regionais serão realizadas. Em Londrina, durante a Expolondrina, 11 de Abril,  para os municípios das Regiões de Londrina, Cornélio Procópio, Santo Antonio Platina, mais municípios da Região de Apucarana que não estão no território Vale do Ivaí, mais municípios do território Caminhos do Tibagi. Em Toledo, 25 de abril, para produtores dos municípios das Regiões de Toledo e Cascavel. Em Pitanga, 3 de maio, envolvendo os territórios Paraná Centro e Vale do Ivaí. E concluído em Curitiba, 22 de maio, para avaliação de produtores dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral.

“Diante do sucesso das três etapas realizadas em 2017, poderá ser superada a expectativa da Comissão Organizadora para o total das sete etapas territoriais do concurso, que era inicialmente de 120 a 150 participantes”, avalia Reni Antonio Denardi, integrante da Comissão Organizadora e extensionista da Emater.

Os pré-requisitos para as inscrições, os critérios de classificação e outras informações atualizadas sobre o concurso podem ser consultadas na página da Emater na internet: www.emater.pr.gov.br

Fonte: EMATER