Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Quem reduziu a importação de carne de frango em janeiro?

Créditos: - Quem reduziu a importação de carne de frango em janeiro?
Créditos:

Uma das questões levantadas em torno dos resultados da exportação brasileira de carne de frango de janeiro de 2019 é se a forte queda registrada no mês (de 15% em relação a janeiro de 2018; de 20% em relação ao mês anterior) decorre de retaliação de algum país importador.

À primeira vista a resposta é não, pois os recuos observados foram generalizados. Tanto que, entre os 20 principais importadores de janeiro, apenas cinco (um quarto do total) aumentaram suas compras no mês. E se, por exemplo, o volume destinado a Hong Kong recuou quase 50%, tal queda foi parcialmente neutralizada por um recuo significativamente menor por parte da China (-1,82%).

Tem mais, porém. Considerados os 20 maiores importadores de 2018, apenas um país (Angola) não participa do atual grupo. E a maioria dos 19 demais integrantes do ranking manteve em janeiro, com variações mínimas, as mesmas posições registradas nos 12 meses do ano passado.

Observe-se, por fim, a participação desses importadores no total exportado em janeiro: as variações em relação ao total de 2018 também são mínimas, tudo levando a crer que a queda registrada no mês passado foi pontual, podendo até ser ocasionada pelo atraso na contabilização de parte dos embarques efetivados mês. Os primeiros números relativos a fevereiro corrente apontam nessa direção. 

Fonte: Agrolink

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo