Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Feira reúne mais de 500 itens produzidos por agricultores familiares no Show Rural

- Feira reúne mais de 500 itens produzidos por agricultores familiares

A Feira da Agroindústria Familiar, promovida pelo Instituto Emater , já é tradição no Show Rural, em Cascavel. Ao todo , 28 produtores participam na edição deste ano. “São nove organizações, três associações e seis cooperativas que representam a agricultura familiar da região e facilita a comercialização. Às vezes temos cinco, seis agroindústrias que são representadas aqui por uma única pessoa, por exemplo. A gente mantém esse estímulo para que os produtores possam se organizar e ganhar mercado”, afirma a extensionista Karolline Marques da Silva.

Uma das novidades deste ano é um café produzido em Cambira.  O produtor ficou em segundo lugar na categoria “Café Natural”, do Concurso Café Qualidade Paraná 2018. Além disso, os visitantes podem encontrar tipos variados de queijos. Para que ninguém deixe de experimentar os produtos vendidos na Feira, neste ano o número de produtos sem glúten ou lactose aumentou. Karolline destacou que todos os expositores são acompanhados pelos técnicos. “Muitos deles a gente ainda está acompanhando, bem de perto, orientando com boas práticas de fabricação, rotulagem, desenvolvimento de novos produtos. Estamos presentes  em todas as etapas da agroindustrialização. Desde a construção das instalações, até a melhoria das receitas e apresentação dos produtos. Esse é um dos pré-requisitos para estar na feira. Se não for agricultor familiar, se não tiver nenhum tipo de assistência do Instituto Emater, não consegue expor aqui”, ressalta a extensionista.

De acordo com Karolline um dos motivos dos técnicos acompanharem o produtor é fazer um rígido controle da qualidade. “Alimentos a gente divide em dois grandes grupos: produtos de origem vegetal e animal. Todos os produtos de origem animal que estão aqui são registrados, precisam estar vinculados a alguma esfera de sistema de inspeção, seja municipal, estadual ou federal. Quanto aos produtos de origem vegetal, todos têm acompanhamento da Vigilância Sanitária, que dá a garantia ao consumidor de que é um alimento seguro”, explica a extensionista.

Os visitantes do Show Rural ainda poderão levar para casa embutidos, doces, geleias, suspiros, sorvetes, conservas, molhos, patês, derivados de cana de açúcar, pães caseiros – inclusive feitos com biomassa -, bolachas, macarrão e outros produtos. O Show Rural Coopavel vai até esta sexta-feira, dia 8. O período de visitação é das 8h às 18h.

Fonte: Emater

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo