Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Preservação ambiental e economia doméstica presentes no Show Rural

- Preservação ambiental e economia doméstica presentes no Show Rural

Mostrar aos visitantes algumas formas de aproveitar materiais recicláveis e promover a sustentabilidade nas propriedades rurais. Este é um dos principais objetivos do espaço "Casa Econômica Sustentável" idealizado pelos extensionistas do Instituto Emater na 31ª edição do Show Rural Coopavel, até dia 8, em Cascavel.

Os extensionistas estão mostrando várias alternativas aos visitantes. Uma delas é a confecção de mantas térmicas feitas com caixas de leite longa vida. A estrutura é capaz de reduzir a temperatura de um ambiente em até 10 graus, melhorando o ambiente  de convívio das famílias das áreas rurais e urbanas com um baixo custo. “A maioria das casas tem telhado de amianto, que faz com que o local fique muito quente. As mantas térmicas que nós estamos propondo reduzem a temperatura e sua fabricação é muito simples. São usadas caixas de leite longa vida, cortadas e grampeadas umas às outras. Em seguida a manta é colocada próximo ao forro. A composição da caixa é um isolante térmico que funciona tanto no verão quanto no inverno”, explica Aparecido Fonseca, técnico do Emater. Ele lembra que as embalagens recicláveis devem ser lavadas para serem reaproveitadas. "Esse cuidado simples muitas vezes é esquecido pela população e dificulta o aproveitamento do material", destacou.

Os extensionistas também estão mostrando algumas formas de diminuir os gastos domésticos. De acordo com Jussara Walkowicz, do instituto Emater de Cascavel,  os materiais de limpeza e higiene pessoal podem consumir de 35% a 40% do orçamento doméstico. “Nós estamos mostrando exemplos simples que podem ser aplicados em qualquer casa. Pode ser o uso  de apenas um sabonete para fazer cinco ou a recuperação de antigas toalhas com um amaciante caseiro.", afirma a técnica do Emater. Os visitantes também podem aprender a fazer sabão e detergente caseiros usando cascas de limão e laranja, muito eficientes na remoção de gordura dos utensílios domésticos. Também estão sendo repassadas receitas de  xampus feitos com ingredientes naturais, indicados para vários tipos de cabelos.

Outra sugestão dos extensionistas é a fabricação de mobiliário a partir de garrafas PET.  Segundo Marina Ransolin Rodrigues, a técnica é fácil e os móveis podem ser colocados na parte externa ou interna da casa. “Podem ser feitos móveis como sofás, puffs, poltronas, mesas e cadeiras. Nós estamos trazendo essas ideias que servem para o meio rural justamente para ajudar a organizar a propriedade, além de deixarem tudo mais bonito. Nós oferecemos as alternativas de utilização do material como uma forma de preservação ambiental, diminuindo o impacto desse material sobre a natureza. A principal mensagem aqui é a importância de usar essas sugestões para organizar a casa e preservar o meio ambiente”, conclui a técnica.

Fonte: Emater

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo