Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Ações de prevenção da resistência aos antimicrobianos avançam

- Ações de prevenção da resistência aos antimicrobianos avançam

A Comissão sobre Prevenção da Resistência aos Antimicrobianos em Animais (CPRA/SDA) em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) realizou oficina para elaboração do programa de vigilância integrada da resistência aos antimicrobianos na cadeia alimentar. Uma das conclusões foi o compromisso de criar uma Subcomissão para coordenar as atividades e implementar a vigilância integrada da resistência na cadeia alimentar no país.

Esse compromisso, de acordo com Suzana Bresslau, auditora fiscal do Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, “ formaliza a importância desta atividade para os ministérios da Agricultura, da Saúde/Anvisa, estando alinhada com recomendações das organizações Mundial da Saúde (OMS), Mundial de Saúde Animal (OIE) e das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

A oficina foi realizada, em Brasília, entre os dias 24 e 27, como parte das atividades do Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos, no âmbito da Agropecuária (PAN-BR Agro). Teve a presença dos instrutores Armando Hoet, diretor do Programa de Saúde Pública Veterinária da Universidade do estado de Ohio, e Ericka Calderon, especialista em Saúde Animal e ponto focal para Resistência aos Antimicrobianos da Sede Central do IICA na Costa Rica.

Além de reuniões dos instrutores com auditores fiscais federais agropecuários da CPRA/SDA e dos Lanagros Rio Grande do Sul e São Paulo, foi realizada oficina de imersão nos dias 25 e 26, com representantes do Ministério da Saúde, Anvisa e Organização Pan Americana de Saúde (Opa/OMS), “atendendo ao conceito de saúde única”, ressaltou Bresslau.

“Foram repassados conhecimentos e experiências e realizados trabalhos práticos relacionados à seleção e priorização dos sistemas produtivos, à estrutura do sistema de monitoramento e de diagnóstico e logística dos programas, além da identificação e atribuição de responsabilidades, intervenção e comunicação de risco, recursos e aquisição de materiais, , sugestão de cronograma de atividades e compromissos”, informou a auditora fiscal.

Palestra do professor Armando Hoet tratou da Vigilância Integrada da Cadeia Alimentar e, de Ericka Calderon, sobre Atividades do IICA para desenvolvimento de programas de vigilância integrada. Também participaram representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Aliança para uso Responsável de Antimicrobianos, indústria farmacêutica veterinária, indústria de alimentação animal, entidades de produtores rurais e agroindústria, academia e alunos de veterinária.

Fonte: Mapa

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo