Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Armazenando e conservando concentrado na propriedade

- Armazenando e conservando concentrado na propriedade

Durante o encontro, os cooperados conheceram na prática como armazenar concentrado na propriedade, por meio da técnica  de reidratação de grãos secos e ensilagem deles úmidos. Foi realizada pelos técnicos da Coamo uma dinâmica explicando o processo passo a passo. 

Também foram apresentadas no campo seis diferentes situações de produtos que podem ser utilizados nessa modalidade: aveia branca, aveia preta, triticale e triguilho reidratados. Além destes, o milho reidratado e milho grão úmido, ou seja, aquele colhido com umidade para ensilagem (32 - 35% de umidade) e que não precisou ser reidratado.

O médico veterinário Hérico Alexandre Rosseto, da Coamo em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), explica que, geralmente, os cooperados preparam a ração utilizando base proteica e energética, e os cereais podem ser armazenados de forma correta nas propriedades sem que haja perdas com fungos, insetos ou roedores. “A melhor maneira de armazenar é utilizando a conservação acida úmida. 

Nesse sistema, o cooperado mantém os cereais com boa qualidade, conservado por bastante tempo e com redução de custos. Além disso, propicia uma melhor alimentação para os animais elevando o rendimento do leite ou da engorda já que, normalmente, quando se faz uma silagem, aumenta-se em pelo menos 7% a qualidade nutricional do cereal. ” Ele revela que quando armazena o cereal seco, há uma perda de 10%, enquanto que no sistema concentrado não perde nada e ainda há ganho na digestibilidade e redução de custos.

Fonte: Coamo