Aeroporto vira abrigo para imigrantes afegãos fugidos da guerra

São 153 pessoas, agrupadas em pelo menos 30 famílias, acampadas no saguão do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Buscando abrigo no Brasil, o número de imigrantes afegãos que fogem da guerra e do regime do Talibã aumenta e a saída é “acampar”, provisoriamente, no terminal, à espera de acolhimento. 

Foto: Reprodução | Primeiro Impacto

Os mais de 150 afegãos desembarcaram em São Paulo entre maio e agosto deste ano. A quantidade preocupa os serviços de assistência social responsáveis pela primeira ajuda a esse grupo, já que é preciso dar dignidade a quem mais precisa.  

Muitos, no improviso, dormem em lençóis, cobertores ou colchonetes em um dos corredores do aeroporto. Um mínimo de sobrevivência para quem não tem perspectiva de emprego e dinheiro. 

Os imigrantes vieram por meio do visto humanitário concedido pela Embaixada do Brasil no Afeganistão e autorizado pelo governo brasileiro. Com o fim da intervenção militar dos Estados Unidos, após 20 anos, grupos extremistas afegãos tentam tomar o poder. A difícil saída aos afegãos é tentar a sorte em uma nova terra. 

Segundo a prefeitura de Guarulhos, mais de 400 afegãos desembarcaram no Brasil de abril até setembro. Sem falar outro idioma e sem parentes, os imigrantes dependem apenas da assistência social para necessidades básicas, como alimentação e moradia. 

Uma “casa abrigo” foi aberta na cidade para atender imigrantes de outros países, até que eles consigam algo que garanta estabilidade. O local, porém, não tem vagas suficientes para atender a demanda. Além disso, a Secretaria de Assistência Social de Guarulhos depende do suporte dos governos estadual e federal. Até então, insuficientes. 

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.