Alerta de barragem assusta moradores no Paraná; assista

Um alerta de risco de emergência de barragem assustou os moradores de Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais do Paraná. O caso aconteceu no fim da tarde do último domingo (9).

alerta-barragem-telemaco-borba
Reprodução

Segundo testemunhas, sirenes e frases de alerta de barragem foram disparados. A situação surpreendeu os moradores da cidade:

“Atenção, atenção, essa é uma situação de risco de emergência da barragem. Dirijam-se para o ponto de encontro com segurança e com tranquilidade. Aguardem as orientações da Defesa Civil no ponto de encontro”,

disse o alerta.

No alerta de emergência, foi relatado que era para os moradores esperarem orientações da Defesa Civil, porém, o aviso foi uma falha no sistema de uma empresa.

Veja também:

Em nota, a Defesa Civil informou que o sistema está em fase de testes:

“A Defesa Civil de Telêmaco Borba informa que no domingo (09), por volta das 17h50, soou o alarme referente a alerta sobre possíveis falhas na barragem de Harmonia. Porém o alarme foi devido a uma falha no sistema, que está sendo implantado e em fase de testes.

Portanto não há problemas na barragem, podendo a população próxima ao Rio Tibagi voltar normalmente para suas residências”.

A empresa que disparou o alarme, em nota, lamenta o ocorrido:

“A Klabin informa que um disparo involuntário no seu sistema de alarmes causou o acionamento de sirenes em sua unidade na cidade de Telêmaco Borba, no Paraná, neste domingo (09/07/2023). A barragem de Harmonia, construída em 1944 pela Companhia como reservatório de água, feita em concreto, é considerada estável e segura, atestada pelas constantes fiscalizações dos órgãos responsáveis e por consultoria especializada para este tipo de estrutura, além de contar com um monitoramento contínuo. 

Em virtude das mudanças na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), a Klabin, bem como todas as empresas que possuem barragens, estão se readequando às novas regulamentações em vigor. Um plano de ação está em implementação com as autoridades locais, em fase de testes, para simulação com a comunidade posteriormente. 

A empresa lamenta o ocorrido, informa que está investigando as causas para que não haja recorrência, e reitera o compromisso com a segurança da comunidade e mantém seus canais de comunicação à disposição pelo 0800 728 0607 e pelo e-mail [email protected]”.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.