Anatel estima investimento de até R$35 bi com leilão de 5G

Por Lisandra Paraguassu

Anatel estima investimento de até R$35 bi com leilão de 5G

BRASÍLIA (Reuters) – O leilão de espectro para redes 5G no Brasil neste ano deve resultar em investimentos de 33 bilhões a 35 bilhões de reais, afirmou nesta sexta-feira o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), referindo-se a cálculos preliminares, que não consideram as contrapartidas no certame.

A Anatel aprovou na véspera as regras para um leilão de espectro para redes 5G neste ano, sem restrições para a chinesa Huawei como fornecedora de equipamentos.

Ainda citando dados preliminares, Morais disse que os custos de contrapartida incluem 2,6 bilhões de reais para conexão em estradas; 2,5 bilhões em infraestrutura de fibra óptica backbone; 1,5 bilhão para conexão de fibra na região Norte e 1 bilhão para rede privada móvel.

“Estamos refinando esses dados”, afirmou o presidente da Anatel, acrescentando ainda que o valores para atendimento de 14 mil localidades com pelo menos 600 mil habitantes ainda estão sendo calculados.

O ministro de Comunicações, Fabio Faria, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro terá a palavra final sobre o leilão, mas que a portaria relacionada ao certame foi alinhada com os ministros. Ele também confirmou que as empresas vão escolher seus fornecedores.

O governo, segundo ele, focou na garantia de segurança dos fornecedores da rede privada a ser construída pelos vencedores do 5G para o governo federal.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH1P17G-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.