Passeio Público completa 137 anos nesta terça-feira

Com a colaboração de Prefeitura Municipal de Curitiba

O Passeio Público abrigou o primeiro zoológico da cidade e foi palco de fatos marcantes na vida cultural e no folclore curitibano

Tradicional e moderno, o Passeio Público de Curitiba completa 137 anos de fundação nesta terça-feira (02) com a fama de ser o mais antigo e mais central parque da cidade. Na rotina de estudantes e trabalhadores que passam pela região, o espaço também é palco de celebrações importantes da capital, como o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais e o Auto de Fundação.

Passeio Público completa 137 anos nesta terça-feira
Foto: André Ribeiro/Massa News

Tudo isso foi possível com a grande revitalização realizada pelo prefeito Rafael Greca em 2019. Remodelado, o espaço ganhou uma área de contemplação preparada à beira do lago e que pode ser vista por quem passa pela Rua Luiz Leão. Piso de pedriscos, bancos de madeira e um novo paisagismo, com canteiros de flores, dão charme ao parque mais tradicional de Curitiba.

Compactação do solo para o recebimento do revestimento em pedrisco. Novos postes e paisagismo também fazem parte do novo visual. Além disso, o antigo coreto, agora Coreto Digital, permite a transmissão de atrações culturais da cidade.

A pipoqueira Marina Aparecida, de 72 anos, há 35 anos no Passeio Público, conta como a revitalização transformou o Passeio Público e a relação do curitibano e dos turistas com o local. “Adoro trabalhar aqui e não pretendo sair tão cedo, ouço os pássaros cantando e vejo as flores sempre renovadas”, comentou. “Tudo só ficou mais bonito de uns anos para cá”, completa.

O turista da Letônia Juris Tarvids concorda. “O parque é muito bonito e agradável como os parques do país em que eu moro”. Ele foi levado pelo amigo Ivo Marcos, morador de Curitiba há 27 anos. “Apesar de morar no Bigorrilho, venho até o Centro sempre que posso para visitar meu lugar favorito”, confessa.

Rosto da Cidade

Os trabalhos do Passeio Público fazem parte do contexto do programa Rosto da Cidade, que também prevê a revitalização de fachadas de prédios históricos da capital. A lateral do parque está mais iluminada, com 16 postes com luminárias em tecnologia LED direcionadas para a calçada da Rua Luiz Leão, em um trecho de quase 500 metros. Os postes têm oito metros de altura e reforçam a segurança de quem transita por ali à noite.
Neste trecho fica o Colégio Estadual do Paraná, a Casa do Estudante Universitário e também a estação-tubo Passeio Público.

História do Passeio Público

O Passeio Público abrigou o primeiro zoológico da cidade e foi palco de fatos marcantes na vida cultural e no folclore curitibano. Em 1909, Maria Alda alçou voo num balão, para aterrissar desastradamente no telhado da Catedral Metropolitana, na Praça Tiradentes.

Em 1911, na ilha desde então chamada da Ilusão, o simbolista Emiliano Perneta foi coroado “Príncipe dos Poetas Paranaenses”. Os portões do Passeio são históricos e inspirados no portão do Cemitério de Cães de Paris. Na década de 1970, com sua concretagem e a canalização do Rio Belém na Rua Ivo Leão, o lago passou a ser alimentado por água de poços artesianos.

Atualmente, o Passeio funciona como sede do Departamento de Proteção e Conservação da Fauna e abriga os pequenos animais que permaneceram quando o Zoológico foi transferido para o Parque Iguaçu em 1982.

O Passeio Público abre de terça a domingo, das 6h às 20h.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.