Antonina é reconhecida como Capital Nacional da Bala de Banana pelo Senado

Com a colaboração de Prefeitura Municipal de Antonina

Projeto de Lei segue para análise da Câmara dos Deputados

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado aprovou, nessa última terça-feira (04), em caráter terminativo, o projeto de lei que confere ao município de Antonina (PR) o título de Capital Nacional da Bala de Banana. No entanto, a matéria segue para análise da Câmara dos Deputados. 

antonina capital da bala de banana
Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN

A proposta é de autoria do senador Flávio Arns, que destaca a importância do produto para o desenvolvimento econômico e turístico de Antonina e região. “Dentre os produtos típicos da cidade, a bala de banana tem alcançado destaque em outros estados e, até mesmo, internacionalmente, sendo este produto o que mais tem impulsionado e promovido o turismo local e regional”, afirmou.

A cidade de Antonina possui duas marcas oficialmente registradas de balas de banana, as conhecidas Balas de Banana Antonina, ou popularmente apelidada de “a bala do papel verde”, e também as famosas Balas Bananina, conhecidas como “as balas do papel laranja”.

Origem das balas de banana

As famosas balas de banana tiveram início no município em meados dos anos 70. Percebendo a demanda de mercado e o potencial natural da região litorânea para o cultivo da banana, uma família antoniense começou o processo de produção de forma artesanal, desde o descasque da banana, até a etapa da embalagem das balas.

Os pequenos empresários comercializavam as balas de banana nas bancas existentes ao longo da Serra do Mar, o que as tornou muito conhecidas e populares entre os turistas da região. O sucesso do produto abriu novas perspectivas para outras famílias, que, de maneira semelhante, empreenderam iniciativas para produção artesanal e venda de balas de banana, o que gerou ainda mais possibilidades de emprego e renda para a população. 

Veja também:

Indicação Geográfica

Em dezembro de 2020, as balas produzidas em Antonina conquistaram o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), na modalidade de Indicação de Procedência (IP). Com a chancela, o município passou a ser reconhecido como centro de produção e referência da bala de banana no Brasil

A conquista foi decorrente do trabalho que vem sendo realizado pela Associação de Produtores de Balas de Banana (Aprobam) com o intuito de organizar a atividade na região e, consequentemente, aproximar a comunidade, visando o fomento da agricultura familiar.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.