Três grandes apreensões de drogas foram realizadas no Paraná em pouco mais de 24 horas. A operação começou na noite de segunda-feira (22) e terminou nesta madrugada de quarta-feira (24).
As forças de segurança do Paraná apreenderam aproximadamente cinco toneladas de drogas, fruto da integração das polícias e do trabalho de inteligência.
A primeira aconteceu por volta das 20h30 de segunda, na cidade de Medianeira, na região Oeste. Em patrulhamento na BR-277, a PM apreendeu mais de 2,1 toneladas de maconha depois de perceberem uma movimentação estranha em um posto de molas.
Ao ver os policiais, os suspeitos pularam o muro e abandonaram o veículo com as drogas. O dono do estabelecimento foi localizado e preso.
O carro abandonado e o proprietário do posto foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Medianeira. Esta abordagem e apreensão foi uma ação conjunta entre policiais de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) e do 14º Batalhão da PM.
Apreensão de drogas no Noroeste do Paraná
Já na região Noroeste, em Amaporã, a ação foi realizada pelos policiais civis de Paranavaí. A equipe policial foi investigar um carro com placas de Natal (RN), que estava estacionado na garagem de uma residência e foram recebidos pelo morador de 22 anos. Os policiais revistaram o carro e constataram que estava sem os bancos traseiros.
Foi feita uma varredura na casa, onde os policiais acharam duas toneladas de maconha em tabletes e sacos plásticos. Com o rapaz foi apreendido dinheiro, celular e uma balança utilizada para pesar a droga. Foi dado voz de prisão ao jovem por tráfico de drogas, e encaminhado a delegacia.
Droga transportada de canoa em Foz do Iguaçu
A última ação aconteceu nesta madrugada de quarta-feira, por volta de 5h30 por policiais militares de Foz do Iguaçu na região Oeste, na tríplice fronteira. Foi apreendido uma canoa no Rio Paraná com aproximadamente 1,2 toneladas de maconha. Os trabalhos contaram com o apoio de outras forças que atuam na região, inclusive federais.
Nas últimas semanas, as operações na região da fronteira foram intensificadas por causa da força-tarefa Fronteiras e Divisas Integradas, ação colaborativa que conta com policiais de cinco estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul, além do Paraná.
Com supervisão de Gabriel Sartini