Aprenda a usar o PIX, novo método de pagamento instantâneo

As transações levam até dez segundos e são gratuitas

O novo sistema de pagamento instantâneo do Banco Central é uma alternativa sem custo e em tempo real para transações bancárias, e está em funcionamento desde o dia 16 de novembro. O pagamento é feito através de uma chave cadastrada pelo cliente no aplicativo do banco que ele utiliza.


Se você ainda não é cadastrado, veja como aderir ao PIX: é só entrar no app do seu banco e procurar pela aba do PIX. Lá, você deve ciar um código associando a conta bancária ao número do CPF, CNPJ, e-mail, número do celular ou uma chave aleatória de 32 dígitos criada pelo Banco Central.

O cadastro não é obrigatório para os clientes bancários, mas todas as instituições financeiras devem oferecer a ferramenta. Entre as vantagens, um pagamento gerado em até dez segundos, mesmo entre bancos diferentes e disponível 24 horas por dia.

Para as pessoas físicas e para os microempreendedores, as transações serão gratuitas, exceto nos casos de recebimento de dinheiro pela venda de bens e de serviços. As pessoas jurídicas arcarão com custos. As tarifas dependerão de cada instituição financeira, mas o banco central estima que será 1 centavo a cada dez transações.

Veja mais detalhes na reportagem completa do Tribuna da Massa Ponta Grossa desta terça-feira (09):

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.