Araucária comprou testes de covid e voltará a testar todos os pacientes com sintomas

Desde o dia 1º de julho, o CECC (Centro de Enfrentamento e Combate ao Coronavírus) não estava mais realizando a testagem de 100% da população, por conta da escassez de testes enviados pelo Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde se organizou e rapidamente fez a aquisição dos testes rápidos pelo Consórcio Metropolitano de Saúde.

Foto Gilson Abreu/AEN

Com essa compra de testes de antígeno, Araucária muda novamente a estratégia de testagem da população e, a partir desta sexta-feira (22), o CECC voltará a fazer o teste em todos os pacientes que tenham sintomas de síndrome gripal. Essa decisão foi tomada na reunião desta quinta-feira (21) pelo Secretário da Saúde, Adilson Seidi Suguiura. “Com esta agilidade, retomamos o monitoramento epidemiológico desta doença que ainda é preocupação da Secretaria de Saúde, mas que em virtude da adesão da população à vacinação, conseguimos reduzir os impactos sobre a saúde da população”, informa o secretário.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) destaca que não será realizado o teste em pacientes que não tenham sintomas, conforme preconizava o Plano de Expansão da Testagem do Ministério da Saúde. “No cenário epidemiológico atual, somado ao fim do estado de emergência em saúde pública e a redução dos casos graves e óbitos entendemos que não é mais necessário realizar o bloqueio dos contatos assintomáticos”.

Até o momento, o Ministério da Saúde não se manifestou se irá enviar mais testes ou não. Porém, com o quantitativo adquirido com recursos próprios do município será possível retomar essa testagem.

Informações de Prefeitura Municipal de Araucária-PR

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.