A Fundação de Ação Social (FAS) vai estender as ações intensificadas para o atendimento de pessoas em situação de rua em Curitiba. O reforço no acolhimento será mantido, inicialmente, até a noite de segunda-feira (19).
De acordo com a Prefeitura de Curitiba, a ação será estendida devido a previsão de continuidade das baixas temperaturas.
O trabalho faz parte da Operação Inverno, que teve início em 15 de maio. O serviço de abordagem social e acolhimento da população em situação de rua é oferecido 24h por dia, mas é ampliado sempre em que há previsão de temperaturas iguais ou abaixo de 8ºC.
De acordo com Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), entre este sábado (17) e segunda-feira, as temperaturas mínimas em Curitiba irão variar de 7ºC a 9ºC, mas com sensação térmica que pode chegar a 3ºC, no domingo (18).
Veja também:
- Curitiba terá edição própria da Oktoberfest em outubro
- Confira o que fazer no terceiro fim de semana de junho em Curitiba
Segundo a Prefeitura de Curitiba, a medida visa evitar o risco de hipotermia, que pode ocorrer quando as temperaturas estão muito baixas.
Atendimento da FAS
O reforço do atendimento da FAS será feito todos os dias, das 18h às 23h. Ao todo, serão dez equipes de educadores sociais estarão nas ruas de toda a cidade em busca de pessoas desabrigadas. O acolhimento será feito com base nas solicitações que chegarem à Central 156 e também por busca ativa.
A partir das 23h, o atendimento segue sendo feito pelas equipes da Central de Encaminhamento Social 24h. Durante o dia, a abordagem a pessoas em situação de rua é feita pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) nas regionais.
As pessoas em situação de rua com problemas de saúde terão atendimento especial. Além de serem monitoradas constantemente pelas equipes, que já conhecem cada caso, elas poderão ser encaminhadas para unidades de saúde do município.
Os animais de estimação também serão transportados com seus tutores. Para isso, a FAS mantém em suas kombis caixas para transportar animais de até médio porte. Para esses casos, o acolhimento será feito em unidades que possuem canis.