Curitiba terá atividades esportivas neste fim de semana; confira

Com a colaboração de Prefeitura de Curitiba

A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) oferece um novo fim de semana repleto de atividades esportivas gratuitas em Curitiba, entre elas a primeiras corridas Smart de 2023 e etapas dos campeonatos paranaenses de esgrima e de patinação artística.

atividades-esportivas-curitiba
Foto: Divulgação

Neste sábado (29) e domingo (30), acontecem a primeira e segunda etapas das corridas Smart, evento no qual o participante se inscreve gratuitamente, faz uma corrida ou caminhada de, no mínimo, 5 km e ao final retira sua medalha. O percurso fica a critério de cada participante. Ele deverá comprovar via app no celular ou relógio o tempo e distância percorridos.

As inscrições para a corrida Smart de sábado serão feitas na Rua da Cidadania do Boa Vista (Avenida Paraná, 3.600 – Bacacheri), das 7h às 9h. Já a de domingo tem o ponto de inscrição na Rua da Cidadania do Boqueirão (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430 – Boqueirão), também das 7h às 9h. Serão 200 vagas no sábado e 200 no domingo.

Também no sábado e domingo, a partir das 8h, acontece no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser (Rua Brigadeiro Franco, 2.333, Praça Oswaldo Cruz – Centro) o Campeonato Paranaense de Patinação Artística, apoiado pela Smelj.

Já na Arena de Patinação de Santa Felicidade (R. Alcides Darcanchy, 570 – Santa Felicidade), a primeira arena pública coberta de patinação artística sobre rodas do Brasil, acontece a 3ª Copa Nacional Interclubes de Patinação Artística. A competição será realizada pela Liga Nacional de Patinação e vai reunir os melhores atletas do país. Além disso a competição vai homenagear a primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone. A abertura da competição será sábado (29) às 18h30min, entrada é franca. As competições estão marcadas para domingo (30) à partir das 9h. 

Veja também:

Já o Centro de Iniciação ao Esporte CIC (Rua Sebastião Ribeiro Batista, 152 – CIC) vai receber durante o fim de semana a 1ª etapa do Campeonato Paranaense de esgrima adulto, com os melhores atletas do Estado. Realizada pela Federação Paranaense de Esgrima, a competição acontece no sábado e no domingo, das 8h às 19h, e a entrada é franca.

Atividades esportivas em Curitiba

Sábado (29)

Regional Matriz
No sábado, das 9h às 13h, haverá o Lazer na Rua XV, com atividades lúdicas que promovem a interação entre todas as idades. As ações estarão concentradas no trecho entre a Praça Osório e a Alameda Dr. Muricy.

Regional Pinheirinho
O programa Lazer no Bairro vai oferecer muita diversão na Praça Zumbi dos Palmares (Rua Lothario Boutin, 289 – Pinheirinho). Das 14h às 17h, toda a família vai poder aproveitar atividades que aproximam crianças, adolescente, adultos e idosos da natureza. Em um ambiente aberto, a comunidade pode desfrutar de jogos gigantes; tênis de mesa; cama elástica; além de festivais esportivos.

Regional Tatuquara
Das 10h às 18h, o programa Rua do Lazer volta ao Tatuquara (Rua Altino Lemes da Silveira – Moradias Monteiro Lobato). Por lá vão acontecer atividades recreativas e de lazer.

Já a Praça Monteiro Lobato (Rua Enette Dubard, esquina com Poeta Bernardo Guimarães) vai receber o Festival da Vida Tatuquara. Das 14h às 17h os moradores da região vão contar com a presença de diversaos órgão municipais, em especial do Departamento de Políticas sobre Drogas. Será uma tarde com diversas atividades de lazer, esportivas, sociais e da saúde, além de serviços para população jovem do Tatuquara.

Regional Cajuru
Das 8h às 10h e das 13h às 15h, no Parque Olímpico do Cajuru, haverá aulas de BMX do programa EE10 para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos matriculados no portal curitibaemmovimento.curitiba.pr.gov.br

Das 15h às 16h, o horário é voltado para a experimentação da pista pelas pessoas sem experiência no esporte. É permitida a prática com bicicleta e equipamentos próprios, desde que sejam aprovados pelo professor antes da prática. O professor instruirá a parte da pista em que a prática será permitida. Não há empréstimo de bicicletas e materiais neste horário. Não necessita inscrição prévia.

Das 10h às 12h e das 16h às 18h a pista é liberada para treinamentos de pilotos com experiência na modalidade, com supervisão de um professor da Smelj. É obrigatório o uso de capacete fechado, calça, camiseta manga longa, calçados e luvas fechados. Cada pessoa deve levar sua garrafa de água.

Regional Boqueirão
O CEL Vereador João Derosso do Xaxim (Rua Ana Lopos Canet, 4) e o Centro da Juventude Eucaliptos (Rua Pastor Antônio Polito, 2.200, Alto Boqueirão) estarão abertos para a comunidade, com empréstimo de materiais esportivos, quadra poliesportiva, oferta de atividades recreativas, como jogos gigantes, perna de pau, mesa de pingue-pongue, tênis de campo e voleibol. As atividades começam às 8h e vão até as 17h.

Domingo (30)

Lazer no Parques
Das 14h às 17h30, a diversão será em sete pontos de Curitiba: parques Barigui, Atuba, Lago Azul, Náutico, Passeio Público e também no Parque Yberê, no Campo de Santana e na Praça Afonso Botelho no água Verde.

No Barigui, as atividades serão no gramado ao lado do Salão de Atos. No Parque Náutico, vão se concentrar ao lado da Academia ao Ar Livre. No Parque Atuba, no espaço ao lado da Guarda Municipal. No Passeio Público, em frente ao Coreto Digital. No Lago Azul, no campo de futebol. No Parque Yberê, as atividades serão feitas próximo da pista de skate e das quadras de areia.

Entre as opções para diversão das famílias haverá cama elástica, jogos de tabuleiro gigante (dama, trilha e jogo da velha), mesas de pingue-pongue, pinturinha no papel kraft, circuito infantil de habilidades em bicicletas, entre outras atividades.

Atividades nas regionais

Regional Matriz
Nas Arcadas do São Francisco tem o Lazer nas Arcadas, ao lado da Feira do Largo da Ordem, das 9h às 13h, para todas as idades, com orientação dos profissionais da Smelj.

Regional Cajuru
Às 8h, a pista de BMX, no Parque Olímpico do Cajuru (Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, s/n), será liberada para treinamentos de pilotos com experiência na modalidade.

É obrigatório o uso de capacete fechado, calça, camiseta manga longa, calçados fechados e luvas fechadas. Cada pessoa deve trazer sua garrafa de água. Moradores de Curitiba e região devem se cadastrar no portal curitibaemmovimento.curitiba.pr.gov.br.

Para quem é de outra região e pretende treinar é obrigatório o contato prévio no (41) 99547-1551 (somente mensagens). A Associação de BMX de Curitiba fará empréstimo de bicicletas e materiais mediante solicitação antecipada, através do telefone (41) 99970-3641.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.