Atividades virtuais vão abordar o espectro do autismo

Durante esta semana, até o dia 3 de abril, o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba vai promover ações para informar a sociedade sobre os direitos das pessoas autistas, diminuir o preconceito e aumentar a inclusão. Vão acontecer ações on-line, como o lançamento de livros digitais e a divulgação de vídeos informativos, para marcar a Semana Municipal de Conscientização do Espectro do Autismo 2021.

Foto: Prefeitura de Curitiba

A Lei Municipal 14.809 de 2016, proposta pelo vereador Pier Petruzziello, dedica a semana a atividades e eventos voltados ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Além das ações virtuais, pontos turísticos e prédios da Capital, como a Praça do Japão, o Jardim Botânico e a Câmara Municipal de Curitiba, serão iluminados na cor azul.

Segundo a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba, Denise Moraes, o principal objetivo é conscientizar a sociedade a respeito do TEA.

“A informação gera respeito e diminui o preconceito. Quando falamos em espectro a pessoa pode apresentar uma diversidade grande de outros sintomas, de casos leves aos mais complexos”, diz Denise.

“Todas as pessoas autistas têm o direito a exercer sua cidadania de forma inclusiva e acessível”, completou. 

Vídeos informativos do espectro do autismo

Durante toda a semana, serão publicados vídeos informativos na página do Facebook do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência sobre os aspectos do espectro do autismo.  

Instituições parceiras da Prefeitura também irão divulgar vídeos. Vão participar: o Centro Internacional da Análise Relacional (Ciar); Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (Abraça); União de Pais pelo Autismo (Uppa); Centro de Psicomotricidade Água e Vida; e Escola Alternativa.

Divulgação de livros

O Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência vai disponibilizar dois livros para download, com o objetivo de fazer com que a população tenha acesso gratuito às informações científicas.

Ico e o mundo que queremos construir, de Carina Alves e Elyse Matos, conta a história de um menino que adora fazer perguntas e entrevistar pessoas. De forma sensível, convida o leitor a construir um mundo com amor e respeito para que todos possam ser o que quiserem.

Autismo: Compreensão e práticas baseadas em evidências, organizado por Elyse Matos e Marlla Mendes, é uma cartilha com textos dos doutores Paulo Liberalesso e Lucelmo Lacerda que busca contribuir para o fomento e criação de políticas públicas a partir de dados cientificamente comprovados.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2008, com o objetivo de despertar a discussão sobre a realidade vivida pela pessoa com espectro autista.

Informações da Assessoria da Prefeitura de Curitiba 

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.