Atleta Campo-Larguense quebra recorde das Américas na Natação Paraolímpica

No último fim de semana, o atleta campo-larguense Allan Kleber Basílio foi o responsável por uma conquista histórica para o Brasil na natação paralímpica. Além de conquistar a medalha de ouro, Basílio bateu o recorde americano na prova dos 50 metros livres da paranatação. 

Fotos: Divulgação ONG Dom Pedro

O campo-larguense é o mais rápido de todas as Américas e está entre os três melhores do mundo. Os resultados inéditos para o país foram alcançados no campeonato Open Internacional, realizado em Buenos Aires – Argentina.

Basílio conta com o apoio da Companhia Campolarguense de Energia (Cocel) para ter todo o suporte para competir em condições de igualdade com os melhores paratletas do mundo. 

O patrocínio é para o projeto “Braço Forte – Paraná Paralímpico”, realizado pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Dom Pedro II (conhecida como ONG Dom Pedro), que desde 2017 promove atividades esportivas e lúdicas voltadas à inclusão social de crianças e adolescentes, além da inclusão dos atletas do paradesporto nas atividades. 

O projeto contempla a aquisição de equipamentos para treinamentos, apoio para realização de viagens para competições e a contratação de equipe multidisciplinar de profissionais especializados – como personal trainer, nutricionista e psicólogo.

O patrocínio ao projeto é realizado pela Cocel por meio de incentivo fiscal, via Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte – Proesporte. Parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS que seria pago pela Companhia ao Governo do Estado é destinado a projetos em Campo Largo. A seleção dos projetos aptos a receber o incentivo, assim como toda a fiscalização do uso dos recursos, é responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

Colecionador de medalhas

O esporte de alto rendimento sempre fez parte da vida de Alan Kleber Basílio e a lesão medular aos 19 anos não mudou em nada o espírito competitivo do campo-larguense. Ele coleciona medalhas nacionais e internacionais na paranatação e busca a classificação para as Paralimpíadas. A dedicação e os resultados alcançados por Basílio são exemplos positivos para todos.

Informações Prefeitura de Campo Largo

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.