BCE ainda está em modo de espera diante de alta nos rendimentos

FRANKFURT (Reuters) – O Banco Central Europeu está monitorando o recente salto nos custos de empréstimos do governo, mas não vai almejar níveis específicos nos rendimentos dos títulos ou reagir mecanicamente aos movimentos do mercado, disseram duas autoridades do BCE nesta sexta-feira.

Economista-chefe do BCE, Philip Lane

Os rendimentos dos títulos do governo em todo o mundo se recuperaram de alguns de seus níveis mais baixos da história nas últimas semanas, refletindo principalmente as expectativas de um crescimento mais rápido dos preços nos Estados Unidos.

Os investidores têm se perguntado em que ponto o BCE aumentará o ritmo de suas compras de títulos para controlar as taxas, mantendo sua promessa de manter condições de financiamento favoráveis para governos, empresas e famílias afetadas pela pandemia.

A intervenção verbal da presidente do BCE, Christine Lagarde, na semana passada, não conseguiu conter a venda de títulos. Em seguida, o economista-chefe da instituição, Philip Lane, e Isabel Schnabel, membro do conselho, tentaram acalmar os nervos dos investidores. Mas ambos inseriram advertências em suas mensagens.

“Neste estágio, um aperto excessivo nos rendimentos seria inconsistente com o combate ao choque da pandemia na trajetória da inflação”, disse Lane em entrevista à Expansión.

“Mas, ao mesmo tempo, é claro que não estamos engajados no controle da curva de juros, no sentido de que queremos manter um determinado rendimento constante.”

Schnabel disse que um aumento gradual nos rendimentos dos títulos seria até bem-vindo se refletisse as expectativas de inflação mais altas, mostrando que o estímulo do BCE está funcionando.

(Por Balazs Koranyi e Francesco Canepa)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH1P0SC-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.