Um bebê de seis meses morreu por coqueluche no Paraná e acende o alerta para todos os pais de crianças com menos de um ano. Entenda o caso.
Bebê morre por coqueluche
O bebê de seis meses que morreu por coqueluche é de Londrina. O Ministério da Saúde já foi notificado. A internação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quinta-feira (25).
Segundo dados registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), de 2013 a 2023 foram confirmados 2.402 casos de coqueluche no Paraná, o equivalente a uma média de 20 casos por mês em todo o estado.
Coqueluche: o que é
A coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria. Está presente em todo o mundo. Sua principal característica são crises de tosse seca. Pode atingir, também, traqueia e brônquios.
Leia também:
- Tainá Medeiros, influencer de maternidade, morre aos 34 anos
- Professores são mortos durante assalto em hotel
Uma das formas de proteção contra a coqueluche é a vacinação durante a gestação, pois ajuda a proteger o bebê por meio da transferência de anticorpos que acontece durante a gravidez.
A dose da vacina dTpa (versão acelular da vacina contra difteria, tétano e coqueluche) deve ser aplicada, preferencialmente, a partir da 20ª semana de cada gravidez, podendo ser aplicada até 45 dias após o nascimento do bebê (puerpério).