Bolsonaro diz que não sancionará fundo eleitoral de R$5,7 bi

SÃO PAULO (Reuters) – O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista que não sancionará um fundo eleitoral de 5,7 bilhões de reais aprovado pelo Congresso Nacional na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Presidente Jair Bolsonaro deixa hospital em São Paulo

O presidente classificou o montante aprovado para as campanhas eleitorais como “astronômico” e disse que os recursos teriam melhor destinação se aplicados em projetos do governo, como em obras viárias e contra a seca no Nordeste.

“Primeiramente, o valor é astronômico, mais 6 bilhões de reais para se fazer campanha eleitoral”, disse Bolsonaro na entrevista. “É uma cifra enorme que, no meu entender, estará sendo desperdiçada, caso seja sancionada. Posso adiantar para você que não será sancionada”, acrescentou.

Após afirmar que não sancionaria a proposta –lembrando que tanto o Legislativo pode rejeitar propostas feitas pelo Executivo como o Executivo vetar propostas do Legislativo– o presidente disse que a “ideia” e a “tendência” era de não dar aval ao valor aprovado pelos parlamentares.

“A tendência nossa é não sancionar isso aí em respeito ao trabalhador e ao contribuinte brasileiro”, disse Bolsonaro.

Quando indagado diretamente se vetaria a proposta, afirmou: “A ideia nossa é vetar esse dispositivo aí”.

Na semana passada, o Congresso aprovou a LDO de 2022 com a previsão de um déficit de 170,47 bilhões de reais para os Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União (governo central) e um fundo eleitoral ampliado para 5,7 bilhões de reais.

No domingo, após receber alta de um hospital em São Paulo onde tratou uma obstrução intestinal, Bolsonaro criticou o valor aprovado para o fundo eleitoral e o vice-presidente do Congresso, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), responsabilizando-o pela aprovação do montante para as campanhas do ano que vem.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.