O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) enviou, nesta quarta-feira (7), 12 novos bombeiros para atuar no combate aos incêndios no Pantanal, no Mato Grosso do Sul. A nova equipe substituirá a Força-Tarefa de Resposta a Desastres, que está na região desde o final de julho.
Substituição da equipe após 15 dias
A nova equipe ficará na região por 10 dias, enquanto os bombeiros que estavam no Centro-Oeste desde 24 de julho retornam ao Paraná.
O grupo que está voltando é composto por sete bombeiros de Curitiba e Região Metropolitana, quatro de Londrina e um de Foz do Iguaçu.
A substituição está sendo feita por transporte aéreo, com a mesma aeronave realizando o retorno dos profissionais.
Desafios no combate ao fogo
Segundo o capitão Eduardo Hunzicker, líder do novo grupo, a principal missão é controlar os focos de incêndio para proteger áreas de preservação ambiental, fauna, residências, fazendas e plantações.
“O papel da nossa equipe é tentar controlar os focos de incêndio para que eles não atinjam áreas de preservação ambiental; áreas onde há registros de fauna presente; residências; fazendas; plantações”, afirmou Hunzicker.
Já o capitão Alexandre Mançano Cavalca, que lidera a equipe retornando a Curitiba, destacou as dificuldades enfrentadas.
- Nota Paraná: sorteio vai distribuir R$ 2 milhões em prêmios
- Código Paranaense de Defesa do Consumidor é aprovado na Alep
“São áreas com ventos fortes e vegetação seca, que produzem incêndios devastadores”, explicou. Ele também mencionou os desafios da vegetação rústica e seca, além dos riscos representados pela fauna local, como cobras venenosas e grandes felinos.
Integração de forças
O trabalho no Pantanal tem sido marcado pela integração entre diversas forças, incluindo o CBMPR, os bombeiros do Mato Grosso do Sul, o Exército, a Força Aérea e a Marinha. As operações combinam incursões em terra e apoio aéreo, com aviões despejando água nas áreas de difícil acesso.