Brasil contabiliza sete assassinatos de indígenas nos últimos 10 dias

Nos últimos dez dias, sete indígenas foram assassinados em três estados brasileiros. O último caso aconteceu em Mato Grosso do Sul. Um líder indígena que sobreviveu a uma emboscada, há cerca de um mês, foi morto com cinco tiros nas costas.

Foto: Reprodução | SBT Brasil

Foto: Reprodução | SBT Brasil

Os disparos, à queima-roupa, atingiram Vitorino Sanches, de 60 anos. Ele caminhava até o carro quando foi executado por dois homens em uma moto. No dia 1 de agosto, ele já tinha sobrevivido a outra emboscada. Na época, foi baleado duas vezes. 

Foto: Reprodução | SBT Brasil

Os ataques, por sua vez, foram registrados na segunda maior aldeia de Mato Grosso do Sul, em Amambai, no sul do estado, na fronteira com o Paraguai. Com sete mil moradores, a terra Guapoy é reivindicada pelos povos indígenas.

Foto: Reprodução | SBT Brasil

Em Campo Grande, o Conselho Indigenista Missionário pediu uma investigação rigorosa e intervenção do Ministério Público Federal na área de conflito. O clima está tenso desde o final de junho, quando teve início um movimento de retomada das terras pelos povos Guarani-Kaiowá. Em nota, a Aty Guasu, que representa os indígenas, disse que “a situação de terror faz com que eles temam pelas vidas das famílias que participam da retomada ou estão na reserva”.

A morte de Vitorino Sanches não é um caso isolado. Em junho, o indígena Vitor Fernandes foi morto por policiais militares. No mês seguinte, outra liderança foi assassinada em um atentado na mesma região, também baleado por dois homens em uma moto.

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.