Brasil deve exportar até 15,5 mi t de soja em março, prevê Anec

SÃO PAULO (Reuters) – As exportações brasileiras de soja podem alcançar até 15,5 milhões de toneladas em março, estimou nesta terça-feira a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), ao elevar a projeção máxima de embarques, mas também considerando um mínimo de 13,3 milhões de toneladas.

Navio chinês é carregado com soja para exportação no Porto de Santosa

“(O) line-up prevê 15.514.260 toneladas de soja para março. Mas é importante observar que a Anec está considerando a possibilidade de menor carregamento de cargas, levando a um número entre 13.307.982 (semelhante a março de 2020) e 15.514.260 toneladas”, afirmou em nota.

A estimativa da Anec foi feita com base em dados da programação de navios e aponta um forte crescimento na comparação com fevereiro, quando o país embarcou 5,5 milhões de toneladas, de acordo com a associação.

Na semana anterior, a entidade previa que as exportações da oleaginosa ficariam em 13,79 milhões de toneladas neste mês, em meio a um forte atraso nos trabalhos de colheita da safra 2020/21 e chuvas excessivas que afetaram algumas regiões.

Caso se confirme o maior volume projetado para este mês, seria um recorde para todos os meses, considerando números do governo.

Os embarques de milho foram estimados em 136,14 mil toneladas, mais que o dobro do volume projetado pela associação na semana passada, de 62,8 mil toneladas. Em março de 2020, o país exportou 150,9 mil toneladas do cereal, segundo a Anec.

Já as vendas externas de farelo de soja foram estimadas em 1,19 milhão de toneladas, ante 1,14 milhão de toneladas na semana anterior e 1,53 milhão no mesmo mês do ano passado.

(Por Ana Mano e Nayara Figueiredo)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH281BD-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.