Brasil exporta quase 1 mi t de soja ao dia até 2ª semana de abril

SÃO PAULO (Reuters) – A média diária de exportação de soja do Brasil alcançou 964,1 mil toneladas até a segunda semana de abril, ante o ritmo de embarques de 742,7 mil ao dia registrado no mesmo mês de 2020, quando o governo brasileiro registrou um recorde mensal, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta segunda-feira.

Navio carregado com soja no porto de Santos (SP)

O avanço ocorre em momento em que os produtores já colheram cerca de 85% da safra 2020/21. Há também firme demanda pela oleaginosa no mercado externo e câmbio favorável.

No acumulado dos seis primeiros dias úteis deste mês, as exportações de soja somaram 5,78 milhões de toneladas, de acordo com os dados do governo. Em abril de 2020, o maior produtor e exportador global da oleaginosa enviou 14,85 milhões de toneladas do grão ao exterior, segundo a Secex.

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) estima que os embarques brasileiros de soja podem ficar entre 14 milhões e 16,3 milhões de toneladas neste mês, depois de terem fechado março com recorde mensal de exportação de 14,9 milhões de toneladas, conforme números da entidade, que levam em conta movimentações efetivas e não registros, como os dados do governo.

Segundo a Secex, os embarques atingiram 13,5 milhões de toneladas no mês passado.

De acordo com a programação de navios da agência marítima Cargonave, citada em reportagem da Reuters, a exportação de soja do Brasil em abril tem potencial para superar o volume embarcado um ano antes, com estoques já regularizados nos portos e a forte demanda da China e de países europeus pelo produto brasileiro.

Outro destaque vai para a média de embarques de açúcar, que chegou a 155,1 mil toneladas ao dia, ante 75,7 mil toneladas diárias em abril do ano passado, mostraram os dados da Secex.

(Por Nayara Figueiredo, Roberto Samora e Gabriel Araujo)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3B18R-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.