Brasil trabalha para ampliar exportação de alimentos para Rússia, diz Bolsonaro

(Reuters) – O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira que o Brasil trabalha para potencializar as exportações de alimentos para a Rússia e demais países da região da Eurásia, em participação por vídeo em fórum econômico organizado pelo presidente russo, Vladimir Putin.

“Nos próximos anos, o Brasil deve consolidar-se como o maior produtor de alimentos… Trabalhamos para potencializar nossas importações de alimentos para o mercado russo e de outros países da região”, disse Bolsonaro, durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

O presidente lembrou que o Brasil é o principal importador de fertilizantes da Rússia e citou a “complementaridade saudável para ambos os lados” na cadeia de valor do agronegócio, defendendo que o comércio entre os dois países avança em áreas como tecnologia, defesa, espaço e energia e saúde.

“O comércio entre Brasil e Rússia pode e deve incorporar o alto grau de desenvolvimento de nossas economias, de modo a abranger produtos de maior valor agregado em proporções crescentes”, afirmou.

Segundo Bolsonaro, o fórum de São Petersburgo é uma oportunidade para se discutir maneiras de se abordar “a tripla urgência de reconstruir a saúde, a economia e a sustentabilidade globais”.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH530TC-BASEIMAGE