Um cachorro morreu eletrocutado após encostar em um fio de média tensão que se rompeu durante as fortes chuvas na Região Metropolitana de São Paulo.
O cachorro Bartho, de 10 anos, morreu eletrocutado neste sábado (12). O fio de média tensão se rompeu durante o temporal ocorrido na última sexta-feira (11).
Rafael Kahane, dono do cão, contou o que aconteceu nas redes sociais. Ele e a esposa saíram para passear no início da manhã com seus dois cães, Bartho e Jujuba.
Cachorro morreu eletrocutado
Durante o passeio, na Rua Diogo de Quadros, no bairro Santo Amaro, Bartho encostou em um fio elétrico que estava caído na via.
“Poderia ser uma criança, poderia ser uma pessoa, poderia ser qualquer um. Vocês não têm ideia da dor e do desespero de ver seu cachorro, que vocês cuidaram e amaram desde o primeiro dia, ir embora na sua frente desta forma e não poder fazer nada.
Tivemos que conter o nosso instinto de não colocar as mãos para tentar salvá-lo, por diversas vezes, tive que segurar firme na mão da minha esposa para que a gente fosse forte e ficasse ali parado ao lado dele”,
escreveu Rafael.
O dono do cachorro também relatou a demora para poder retirar o corpo do cachorro do local. A Enel, distribuidora de energia de São Paulo, levou mais de 30 horas para desligar a corrente elétrica do cabo.
Cão morre eletrocutado após tocar cabo energizado em SP
“Até aqui já há culpa da Enel Brasil, pela falha de segurança, pois um cabo de alta tensão, quando se parte, deveria ter uma trava que cortasse a energia automaticamente, e da Prefeitura de São Paulo pela falha na fiscalização”, afirmou Rafael.
VEJA TAMBÉM:
- Avião cai em ilha do Paraná e mobiliza Corpo de Bombeiros
- Torcedor do Coritiba cai de arquibancada no Couto Pereira
Em nota, “a Enel Distribuição São Paulo lamenta a morte do cachorro Bartho, ocorrida após o animal entrar em contato com um cabo de média tensão da companhia em Santo Amaro, em função do severo evento climático que afetou a área de concessão. A distribuidora isolou o risco no local e encaminhou uma equipe para realizar os reparos necessários na rede. A empresa acrescenta que entrará em contato com os tutores para oferecer assistência.”
A Prefeitura de São Paulo disse que a “Subprefeitura Santo Amaro acionou prontamente a Defesa Civil e a Enel, responsável pela rede elétrica. O desligamento pela empresa não ocorreu em tempo hábil para o atendimento.”