A onda de calor que atingiu todo o Brasil fez as temperaturas do mês de setembro ficarem acima da média histórica no Paraná.
O calor elevado atingiu praticamente todo o Estado. Dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indicam que em todos os setores as anomalias de temperatura ficaram perto ou acima de 2°C.
A maior temperatura do mês ocorreu em Cambará, no norte, que bateu 40,7°C no dia 24 de setembro. Temperaturas também superaram os 40°C em Loanda e Capanema.
Apesar do calor em todo o Paraná, o município de General Carneiro teve temperatura negativa (-0,7ºC) no dia 15 de setembro, devido a um avanço de ar frio no período.
- Paraná tem mais de 1,2 mil casos confirmados de dengue
- Idosos terão gratuidade ou desconto em passagens de ônibus no Paraná
Veja o mapa com as anomalias de temperatura registradas em setembro:
Chuvas também ficaram acima da média em alguns setores do Paraná em setembro
Além do calor, o mês de setembro também ficou marcado pelas chuvas. Em algumas regiões, o volume superou a média histórica. Já em outras, porém, choveu abaixo do normal, segundo o Simepar.
Um dos motivos dessa diferença é que, na primeira quinzena do mês, o Paraná teve o avanço de três sistemas frontais, mas que não alcançaram o norte pioneiro com muita intensidade.
“Entre o oeste, sudoeste e centro-sul os valores de anomalia ficaram positivos, indicando que a chuva superou as médias históricas. Em Cascavel, Santa Helena, Francisco Beltrão e Guarapuava, por exemplo, choveu perto de 180 mm”, explica o Simepar. “Já entre o norte e parte da região central houve déficit de chuva. Em Londrina e Santo Antônio da Platina o acumulado de precipitação ficou na casa dos 57,0 mm”.