Campo Largo registra terceiro caso de raiva em morcegos

Com a colaboração de Prefeitura de Campo Largo

A cidade de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), registrou o terceiro caso de raiva em morcegos nesta semana. Os diagnósticos anteriores foram em agosto de 2022 e em fevereiro de 2023.

Foto: Divulgação/SMS

A presença do terceiro morcego com o vírus rábico aconteceu na área urbana da cidade. Uma moradora do bairro Bela Vista entrou em contato com o Departamento de Vigilância em Saúde de Campo Largo após o pai dela encontrar o animal voando durante o dia.

A equipe foi até a residência e recolheu o animal morto para análise no Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen). 

“O resultado é que o animal estava positivo para o vírus rábico e apresentou uma característica bem marcante que é um animal noturno voar durante o dia. É importante ressaltar isso porque os animais com raiva, por não estarem bem, acabam apresentando um comportamento bem diferente do usual”,

explica a bióloga Virgínia Prado.

O que fazer se um morcego aparecer?

Se aparecer um animal em situação anormal (caído no chão ou voando durante o dia), ou morto, a pessoa que o encontrou não pode tocar no animal, e deve impedir o contato de outros animais com o morcego também.

Veja também:

O ideal é apenas colocar um balde sobre ele e, em seguida, entrar em contato com a Vigilância em Saúde para o recolhimento. Mantenha o lugar fechado até a equipe chegar.

“Todos os mamíferos podem se infectar e transmitir a raiva, mas eles também sofrem e morrem por ela, então não estigmatize, eles são vítimas também e animais extremamente importantes para o equilíbrio ecológico. Lembrando que são protegidos por leis ambientais”,

ressalta a bióloga. 

Com este cenário, o departamento segue em monitoramento e ressalta a importância de manter as vacinas dos animais domésticos. É considerável verificar como proceder em caso de acidente com animais, em que possa haver risco de transmissão.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.