Capacidade para atender vítimas graves de covid-19 chega ao limite em Toledo

A Secretaria de Saúde de Toledo comunica que não há mais capacidade de atender a demanda de novos pacientes graves no Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital). Neste momento, 23 pacientes encontram-se intubados no local e sem previsão de transferência para Unidade de Teparia Intensiva (UTI).

(Foto: Prefeitura de Toledo)

Em virtude da situação, a secretaria convocou uma reunião virtual para expor a gravidade da situação a todas as autoridades de saúde da 20ª Regional de Saúde, bem como o SAMU, prefeitos e secretários da região, representantes dos hospitais e demais entidades. 

A prefeitura reafirmou ainda que todos os esforços estão sendo feitos, desde o início da pandemia, para ampliar o atendimento, porém neste momento não há mais capacidade absorver pacientes por falta de estrutura física, equipamentos, insumos e recursos humanos. 

Limite total

No início da pandemia – março de 2020 – haviam quatro respiradores no PAM. Em março deste ano, no ápice da ‘segunda onda’, chegou-se a 18 pacientes intubados. Agora, são 23 aguardando transferência para unidade de terapia intensiva. A falta de UTI’s na macrorregião resulta em 181 pacientes esperando por leitos neste momento.

Mesmo com a situação grave, os pacientes com sintomas gripais devem procurar o atendimento ambulatorial no PAM e na unidade para atendimento de pacientes sintomáticos instalada na UBS Cosmos. 

O momento é crítico e pedimos à população que só saia em situações de extrema necessidade. Usem a máscara corretamente, mantenham o distanciamento e façam a higienização das mãos frequentemente.

Informações da Prefeitura de Toledo

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.