Casos de dengue cresceram 184,6% de janeiro a outubro no Brasil

O número de casos de dengue mais que dobrou de janeiro a outubro, em relação ao ano passado. Os dados são do Ministério da Saúde, que lançou nesta quinta-feira (20) uma campanha de combate ao mosquito transmissor da doença. A propaganda “Todo dia é dia de combater o mosquito” será exibida em rádio e televisão, a partir desta 6ª feira (21.out). 

O Ministério divulgou números alarmantes sobre a as três doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti.

A chikungunya teve 168.908 casos prováveis de janeiro a outubro, alta de 86,9%, em comparação com os primeiros 10 meses do ano passado. A zika somou 10.501, 98,8% a mais do que no mesmo período de 2021.

O pior cenário, porém, é o da dengue, 1.362.125 de casos prováveis, disparada de 184,6%. No Distrito Federal, o aumento dos casos neste ano foi de 398%.

O Ministério da Saúde teme que os números possam aumentar ainda mais, com o início do período chuvoso na região central do país. 

O acúmulo de água parada favorece a procriação do mosquito transmissor das doenças. O apelo é para que a população colabore.

“Não tem como os agentes comunitários de saúde entrarem nas casas das pessoas de maneira compulsória para verificar se tem criadouro do mosquito. Cada um tem que fazer sua parte. Inclusive você, eu, todos nós”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Informações SBT News