Cemig tem aprovação do Cade para transferir fatia em blocos de óleo e gás à Codemig

Por Luciano Costa

Logo da Cemig em painel na bolsa de valores de São Paulo

SÃO PAULO (Reuters) – A estatal mineira de energia Cemig teve aval do órgão antitruste Cade para transferir participações minoritárias em blocos de exploração de petróleo e gás à Codemig, também controlada pelo governo de Minas Gerais.

A operação foi aprovada sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), segundo publicação no Diário Oficial da União desta terça-feira, mas ainda está sujeita a análise também da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Pelo negócio, a Cemig transferirá à Codemig suas fatias de 24,5% em cinco consórcios de exploração de blocos de óleo e gás, sendo quatro na Bacia do São Francisco e um na Bacia do Recôncavo.

A Codemig, que já detinha 24,5% nos consórcios, passará então a ter 49%, de acordo com parecer do Cade.

“A operação é parte de uma estratégia de desinvestimento da Cemig, iniciada no ano de 2017, como forma de restabelecer seu equilíbrio financeiro. Já para a Codemig, representa uma oportunidade de negócio por meio de sua consolidação como principal cotista minoritário nos cinco consórcios”, apontou o órgão estatal.

A venda das fatias da Cemig para a Codemig foi fechada por meio de um processo licitatório, segundo informações das empresas ao Cade.

“O valor do lance vencedor foi de 1.000,00 reais, cujo pagamento será em parcela única e em até trinta dias da homologação definitiva do licitante vencedor”, explicou o Cade no parecer sobre a operação.

Os blocos alvo do negócio encontram-se ainda em fase de prospecção e sem nenhuma perspectiva de produção, não havendo reservas provadas em qualquer um deles.

Assim, apontou o Cade, os ativos “não são capazes de produzir impactos imediatos no mercado brasileiro” de petróleo e a operação “não acarreta prejuízos ao ambiente concorrencial”.

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH2115E-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.