Cemitério Municipal tem segurança reforçada com sistema de videomonitoramento

A repressão a crimes de vandalismo e furto no Cemitério Municipal São Francisco de Paula passa a ter um novo aliado. O sistema de videomonitoramento implantado pela Prefeitura, que já está funcionando, permite detectar movimentos mesmo em pontos com total escuridão e em meio a eventos climáticos adversos.

Com sensibilidade térmica, as novas câmeras integram o projeto da Muralha Digital. “A tecnologia permite combinar imagens térmicas e visuais, sob variadas circunstâncias adversas”, explica o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.

Usando unidades de processamento gráfico integradas, também são reduzidos o número de alarmes falsos acionados por objetos ou veículos em aplicações de proteção perimetral interna e externa.

“A tecnologia é uma aliada no trabalho desenvolvido por nossos guardas municipais 24 horas por dia no Cemitério Municipal e vai contribuir multiplicando nossos olhos em todo o perímetro do local”, pontua o secretário da Defesa Social.

Segundo a Superintendência de Tecnologia da Informação da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal, parceira do projeto Muralha Digital, a meta é, futuramente, estender a iniciativa para os demais cemitérios municipais de Curitiba.

Série de melhorias

A implantação de câmeras de alta tecnologia no Cemitério Municipal faz parte de um projeto maior executado pela Prefeitura para ampliar a segurança no local. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizou a ampliação dos muros e fez a instalação de concertinas (redes laminadas) para dificultar a ação de criminosos. 

As intervenções começaram no início de 2020 e são fruto de estudos feitos pela Superintendência de Obras e Serviços da Secretaria do Meio Ambiente, com a intenção de aumentar a segurança, preservando as características originais do cemitério, que data de 1854.

Além do aumento dos muros e reforço da segurança com o dispositivo laminado sobre eles, os portões laterais tiveram os vãos superiores fechados com a colocação de grades fixas.  Número de ocorrências já diminuiu drasticamente com estas medidas.

Também no início do ano passado, o Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas fez a troca das lâmpadas dos postes republicanos da Praça Padre João Sotto Maior, que fica em frente ao Cemitério Municipal. As lâmpadas tradicionais foram substituídas por LED, garantindo mais luminosidade e economia ao logradouro.  

Informações da Prefeitura Municipal de Curitiba