Chile aumentará compra de vacinas contra Covid-19 da chinesa Sinovac e busca negociar com J&J

SANTIAGO (Reuters) – O Chile aumentará a compra de vacinas contra coronavírus da chinesa Sinovac agora que busca fortalecer sua campanha maciça de inoculação, e também tenta selar um acordo com a Johnson & Johnson, informou seu ministro da Saúde nesta segunda-feira.

Vacinação contra Covid-19

O país sul-americano, que soma cerca de 830 mil infecções do vírus, foi um dos primeiros da região a firmar acordos com vários laboratórios, o que permitiu vacinar até o momento mais de 3,35 milhões de seus 19 milhões de habitantes.

“Também estamos negociando com a Sinovac um aumento da quantidade de doses, que eram originalmente 10 milhões. Mas foi possível obter rapidamente, ainda não posso dar a cifra, um aumento importante”, disse Enrique Paris aos repórteres.

Ele ainda explicou que há negociações em curso para obter a vacina russa Sputnik V, assim como com o laboratório CanSino.

Quanto à Johnson & Johnson, Paris disse que ainda estão em debate os detalhes do contrato e de seguros, e por isso ainda não há uma data na qual se poderiam receber eventuais lotes deste laboratório.

“Se não conseguirmos avançar com eles (Johnson & Johnson), teremos que seguir negociando arduamente com outras empresas”, afirmou o ministro.

O Chile tem contratos com Pfizer-BioNTech, Sinovac e AstraZeneca/Oxford, além de estar no convênio global Covax, para garantir seus suprimentos.

Paris explicou que, através do Covax, o país receberá em breve um primeiro lote de 890 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford.

(Por Fabián Andrés Cambero)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH20202-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.