China refuta genocídio em Xinjiang e diz que portas estão abertas à ONU

Por Stephanie Nebehay

Chanceler chinês, Wang Yi

GENEBRA (Reuters) – A China rejeitou nesta segunda-feira os “ataques caluniosos” sobre as condições dos muçulmanos uigures que moram em Xinjiang, enquanto potências europeias e a Turquia expressaram preocupações e pediram acesso para a Organização das Nações Unidas (ONU) ir à região remota do oeste chinês.

Ativistas e especialistas de direitos humanos da ONU dizem que ao menos um milhão de muçulmanos estão detidos em campos em Xinjiang. A China nega abusos e diz que seus campos proporcionam treinamento vocacional e são necessários para se combater o extremismo.

O ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, disse ao Conselho de Direitos Humanos da ONU que seu país está adotando medidas de contraterrorismo de acordo com a lei e que Xinjiang desfruta de “estabilidade social e desenvolvimento robusto” depois de quatro anos sem nenhum “caso terrorista”.

Existem 24 mil mesquitas em Xinjiang, onde pessoas de todos os grupos étnicos também desfrutam de direitos trabalhistas, disse ele.

“Estes fatos básicos mostram que nunca houve o chamado genocídio, trabalho forçado ou repressão religiosa em Xinjiang”, disse Wang. “Tais acusações inflamatórias são fabricadas por ignorância e preconceito, são simplesmente falatório maldoso de motivação política e não poderiam estar mais distantes da verdade”.

Wang acenou para uma investigação da ONU, mas não mencionou datas.

“A porta de Xinjiang está sempre aberta. A China também dá as boas-vindas a uma visita da alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos a Xinjiang”, disse ele em referência a Michelle Bachelet, cujo gabinete vem negociando as condições de acesso ao país.

(Por Stephanie Nebehay e Michael Shields; reportagem adicional de Tuvan Gumrukcu em Ancara)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH1L1AF-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.