Chloé Zhao é a segunda mulher a vencer o Oscar de melhor diretor

Neste ano, pela primeira vez na história da premiação, categoria teve duas representantes femininas na disputa

Chloé Zhao, 39 anos, diretora de ‘Nomadland’, veceu na categoria Melhor Diretora. Zhao nasceu em Pequim e já ganhou o Globo de Ouro, o Leão de Ouro de Veneza e vários outros prêmios. No filme, ela dedicou um olhar sensível para personagens abandonados da América e ignorados pelo capitalismo, que interpretam a si mesmos em uma mistura de documentário e ficção. As informações são do SBT News.

Ela é a primeira mulher não branca a ser indicada pela Academia a melhor diretora e também era apontada como favorita pela imprensa dos EUA. Zhao também é a segunda mulher em toda a história da premiação a levar o troféu da categoria. A primeira foi Kathryn Bigelow, que venceu o prêmio em 2010, por Guerra ao terror, derrotando, entre outros concorrentes, o ex-marido James Cameron, diretor de Avatar. Foi a primeira vez, ainda, em 93 edições, que a categoria teve duas concorrentes mulheres. Além de Zhao, disputava o prêmio Emerald Fennell, de Bela vingança.

Outros três longas da diretora são “Songs My Brothers Taught Me” (2015), “Domando o destino” (2017) e “Nomadland” (2020).