Cobertura 5G chega hoje a Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa

Os moradores de Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa recebem, nesta 6ª feira (29), a cobertura 5G de internet. As capitais se juntam à Brasília, que foi a primeira a usufruir da tecnologia no início de julho. No geral, a rede 5G será disponibilizada pelas operadoras Claro, Tim e Vivo.

Segundo o Ministério das Comunicações, não é necessário fazer a troca do chip para utilizar a tecnologia, mas apenas verificar com a operadora, já que em alguns casos específicos a troca será necessária. A princípio, o cliente não precisa pagar a mais pelo serviço, basta que o celular seja compatível com a tecnologia.

A cobertura 5G conta com uma alta velocidade de download e upload, permitindo, por exemplo, que um filme seja baixado em minutos. Além disso, streamings, jogos on-line, videochamadas e transmissões podem ser acessadas com mais qualidade e estabilidade. A expectativa é que o serviço esteja presente em todas as capitais brasileiras até 2025.

Com o anúncio da nova tecnologia, o número de vendas de smartphones compatíveis com o 5G cresceu 230% no Brasil entre janeiro e maio deste ano, quando comparado com o mesmo período em 2021. No total, foram vendidos 1,8 milhão de celulares compatíveis com a inovação, representando 12,5% do total de smartphones comercializados.

Informações SBT News