Com destino à República Democrática do Congo, lote de fubá é embarcado no Porto de Paranaguá

Nesta semana, um novo lote de 6.180 toneladas de fubá será embarcado no Porto de Paranaguá. São 247.200 sacas, de 25 quilos cada, que têm como destino o Porto de Matadi, na República Democrática do Congo. Esta é a segunda operação de embarque da farinha de milho nessa modalidade, conhecida como break bulk ou carga geral.

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

“O Porto de Paranaguá é reconhecido pela qualidade dos operadores e da mão de obra que trabalham com o segmento de carga geral, em que a mercadoria é transportada solta ou em fardos, direto no porão de navio”, destaca o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Segundo ele, produtos alimentícios, como o fubá, geralmente são exportados em contêineres por Paranaguá. “Por isso, chama a atenção quando o embarque é realizado nessa outra modalidade. No ano passado, no final de março, fizemos o primeiro embarque de fubá e, pelo jeito, um novo mercado foi aberto”, completa Garcia.

Operação

A empresa responsável pelo carregamento no Porto de Paranaguá é a Marcon. De acordo com o diretor comercial, Patrick Ferreira Tavares, o fubá embarcado veio de Rio Verde, em Goiás e Apucarana, no Paraná.

“A operação anterior, em 2020, abriu mercado não apenas para o fubá na modalidade break bulk, como também para o embarque de outros produtos alimentícios que geralmente são exportados em contêineres, como feijão em saca, por exemplo, sobre o qual já fomos consultados”, disse Tavares.

Segundo ele, os efeitos da pandemia no preço dos fretes em contêineres para o embarque desses alimentos é o que tem feito alguns exportadores migrarem para o embarque direto no porão do navio.

Navio

Além do fubá, o navio Sun Aquamarine também levará 22.800 toneladas de açúcar, em 456.000 sacas de 50 quilos cada. O produto tem origem no Estado de São Paulo e vai para o mesmo importador africano.

Colaboração AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.