Confira as últimas atualizações da situação do transporte coletivo em Ponta Grossa

Audiência de conciliação entre a Viação Campos Gerais e o sindicato que representa a categoria (Sintropas ) realizada na última segunda-feira (12) termina sem acordo

A audiência do tribunal regional do trabalho da 9ª região aconteceu de forma remota, foi mediada pelo desembargador Célio Horst Waldraff e teve início por volta das 10h30. Participaram da audiência representantes da VCG, do Sintropas e também da prefeitura de Ponta Grossa.

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Ponta Grossa)

Durante a audiência a viação campos gerais propôs novamente o acordo já indicado na última audiência de conciliação, com o retorno total das atividades e o pagamento parcelado dos salários atrasados. Em outro momento foi proposto ao sindicato o repasse de um número de ônibus não alienados, com valor de mercado aproximado de 900 mil, o que foi recusado pelo presidente do Sintropas.

O representante da prefeitura de Ponta Grossa, o procurador Gustavo da Matta, reforçou que o município não vê possibilidade legal da transferência de recurso financeiro como subsídio. Outra proposição da empresa foi a utilização de 60% da receita atual, que começa a entrar com a retomada do transporte, para pagamento dos salários atrasados. A VCG ressaltou a importância de que os outros 40% sejam utilizados para pagamentos de insumos diários, como diesel e pneus, o que é indispensável para que o serviço continue operando.

Ao final o desembargador Célio Horst Waldraff determinou cinco dias para as partes apresentarem contestações e documentos e deve elaborar condição para pagamento de salários. Ainda não há definição sobre como a empresa deverá efetuar os pagamentos atrasados, mas o desembargador adiantou que deverá notificar também o município sobre um possível subsídio para resolução do problema.

Situação atual

O transporte coletivo de ponta grossa retornou na última sexta-feira (9) com 50% da frota, por determinação da justiça, já que a categoria está em greve. O serviço estava suspenso desde o dia 18 de março, primeiro por força de decreto, depois em razão da greve dos funcionários que estão sem receber desde fevereiro.  São 101 linhas diariamente. Quando tem menos ônibus a operação é adaptada com os carros disponíveis. Na última sexta-feira (9) 74 carros circularam, 56 carros no sábado (10), e domingo (11) 54 veículos para dar conta das 101 linhas. Muita gente já enfrentou dificuldade para ir trabalhar no sábado. Usuários do transporte relataram ter esperado quase uma hora por um coletivo que não passou.

Veja mais detalhes sobre este caso na reportagem completa do Destaque Ponta Grossa e região desta terça-feira (13):

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.