Covid-19: governo deixou vencer mais 39 milhões de doses da vacina

Prejuízo aos cofres públicos chegou a R$ 2 bilhões de reais 

O Ministério da Saúde revelou que quase 39 milhões de vacinas contra a covid-19 venceram desde 2021. A pasta disse que, quando assumiu a gestão no início do ano, encontrou 27 milhões de doses sem tempo hábil para distribuição e uso, enquanto mais de 20 milhões estão com a data de vencimento para os próximos seis meses.

Foto: Jonathan Campos/AEN

Vacinas vencidas

De acordo com os dados, em 2021, primeiro ano da vacinação contra a covid-19, 1.904.140 de doses venceram. Um ano depois, em 2022, foram quase 10 milhões. Ao todo, incluindo o quantitativo perdido em 2023, o desperdício de vacinas chegou a 38,9 milhões, resultando em um prejuízo de cerca de R$ 2 bilhões aos cofres públicos. 

Do total de imunizantes vencidos, mais de 33 milhões já foram encaminhados para a incineração. Outras 5,9 milhões de unidades, por sua vez, aguardam autorização para serem descartadas.

“O Ministério da Saúde buscou uma solução pactuada com o conselho de secretários estaduais e municipais de saúde – Conas e Conasems – para um esforço conjunto para evitar novos desperdícios. Outras ações também estão sendo pactuadas dentro do Movimento Nacional pela Vacinação”, disse a pasta.

Com informações do SBT NEWS

Leia também:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.