Credencial de estacionamento para vagas de idosos é feita via internet

A emissão do cartão credencial para estacionamento em vagas especiais para idosos é um serviço da Prefeitura de Curitiba que pode ser emitido online, de forma rápida.

Foto: Luiz Costa/SMCS

Desde o início da pandemia do coronavírus, a emissão das credenciais para idosos é feita prioritariamente via internet pelo site da Superintendência de Trânsito (Setran). Foram suspensas, temporariamente, a emissão nos postos regionais de atendimento da Setran, nas Ruas da Cidadania.

Pessoas acima dos 60 anos têm o direito de estacionar seus veículos em vagas especiais demarcadas com a legenda “idoso”. Para isso, é obrigatório que seja usada a credencial e que ela fique visível, no painel do veículo.

A partir de um convênio entre a Prefeitura e o governo estadual, a base de dados do Detran é utilizada para emissão online do documento. O site da Setran encaminha o cidadão para o portal digital de serviços do governo do Paraná para a emissão da credencial de estacionamento para idosos.

Para facilitar o acesso ao serviço aos mais velhos, o portal permite que familiares se cadastrem e façam solicitem o cartão, que é emitido em formato para impressão. 

Agendamento

Caso o idoso prefira, há a opção do atendimento presencial com dia e hora marcados na sede da Setran (Rua Benjamin Constant, 157, Centro) pela Agenda On-line de serviços da Prefeitura.

O agendamento também é realizado para a emissão da credencial de estacionamento em vagas especiais para pessoas com deficiência. Neste caso, as pessoas com deficiência devem apresentar, além de documentos pessoais (RG, carteira de habilitação, comprovante de residência), declaração médica da deficiência ou laudo médico do Detran.

Regras de uso

A credencial garante o uso das vagas especiais por toda Curitiba, em qualquer veículo, independente de quem seja o proprietário ou o condutor, desde que o cartão esteja sendo utilizado por seu titular.

A credencial não isenta o motorista do pagamento do EstaR (Estacionamento Regulamentado) nas regiões em que ele é cobrado. Desde março do ano passado, o serviço passou a ser digital e o usuário compra créditos por aplicativos de celular ou em pontos de venda físicos. 

O motorista que estacionar seu veículo nas vagas especiais sem credencial estará sujeito a multa de natureza gravíssima, perdendo sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o valor de R$ 293,47.

Confira a lista de documentos necessários para a emissão do cartão para idosos e para pessoas com deficiência.

Colaboração Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.