Curitiba mostra programas de segurança alimentar no 8º Fórum do Pacto de Milão

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, foi o representante de Curitiba na abertura do 8º Fórum Global do Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana. O evento começou, nesta segunda-feira (17/10), no Rio de Janeiro, e segue até a próxima quarta-feira (19/10). É a primeira vez que o fórum ocorre fora da Europa. 

O secretário apresentou as iniciativas de Curitiba para segurança alimentar como os programas Mesa Solidária, Restaurante Popular, Agricultura Urbana (Fazenda Urbana e Hortas) e Sacolões e Armazém da Família durante debate entre prefeitos e secretários com o tema “Necessidades e desafios para sistemas alimentares urbanos com inclusão social e justiça climática”.

“Curitiba está entre as principais capitais do país quando se fala em políticas públicas para a segurança alimentar e nutricional com os programas e ações desenvolvidos e aprimorados na gestão do prefeito Rafael Greca. Este fórum é importante para compartilhar um pouco das nossas iniciativas e aprender com as ações das outras cidades também”, salientou Gusi.

Pacto de Milão

O 8º Fórum Global do Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana tem a participação de mais de 500 delegados, prefeitos e representantes de 162 cidades do mundo, como Paris, Copenhague, Chicago e Washington. Eles vão discutir, de forma presencial e virtual, soluções para políticas públicas, sistemas alimentares e justiça climática. É a primeira vez que o evento é realizado na América do Sul e, nesta edição, o tema é “Comida para Nutrir a Justiça Climática: soluções alimentares urbanas para um mundo mais justo”.

Além de prefeitos, autoridades representantes de cidades, profissionais de política alimentar, especialistas e pesquisadores estão reunidos no Rio após um ano da última reunião em Barcelona. O evento vai discutir soluções e oportunidades eficazes para combater as mudanças climáticas por meio de políticas e sistemas de alimentação.

Milan Pact Awards 2022

Durante o encontro será assinado o Pacto de Política Alimentar Urbana de Milão, um acordo internacional entre prefeitos. Mais do que uma declaração, é uma ferramenta concreta de trabalho para as cidades e vai listar 37 ações, agrupadas em seis categorias (Governança, Dietas Sustentáveis e Nutrição, Equidade Econômica e Social, Produção de Alimentos, Abastecimento e Distribuição de Alimentos e Desperdício de Alimento), para serem implementadas como políticas alimentares. Para cada ação recomendada serão apontados indicadores específicos para monitorar os avanços na implementação do Pacto.

Além disso, na noite desta segunda-feira (17/10), haverá a cerimônia dos vencedores do Milan Pact Awards 2022. Na premiação, serão apresentados os esforços que as cidades membros estão realizando para alcançar as recomendações dos pactos. As cidades premiadas oferecem exemplos concretos das políticas alimentares implementadas dentro das categorias recomendadas pelo Pacto.

Informações Prefeitura de Curitiba